X

Administra??o

Companhia da PM em Ubirat? e militariza??o dos bombeiros comunit?rios foi pauta da viagem do prefeito Baco a Curitiba


Ouvir matéria

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco viajou a Curitiba, acompanhado do chefe de Gabinete, Osmar Pires da Silva e dos vereadores Zicão, Harri, João Laurindo (presidente da Câmara), Osdival e Silvio. Na terça-feira (18), acompanhado do deputado estadual Douglas Fabrício, apresentou ao secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, uma série de reivindicações para preparar o município ao aumento populacional gerado pela inauguração de um novo frigorífico.

 

De acordo com perspectivas da própria Unitá, baseada em estudos e pesquisas, a população deverá aumentar uma média de 5 mil pessoas nos próximos 4 anos. “Será necessário um aumento na segurança municipal e com a companhia da PM em Ubiratã, aumentaria o efetivo e os investimentos na segurança”, disse o prefeito que adiantou que já apresentou projeto de reforma e ampliação das atuais instalações da Corporação e de que o município está disposto a conceder terreno e participar do investimento em estrutura física.  Vasques afirmou que irá analisar o projeto já protocolado.

 

Também já foi protocolado o pedido de Cianorte para se tornar batalhão, e a 3ª Companhia ficaria vaga, sendo pleiteada por Ubiratã. A companhia vindo para cá servirá a Juranda, Nova Cantu, Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, enfim, as cidades de acordo com a posição estratégica. Também foi entregue o projeto de reforma e ampliação do destacamento. “Para se tornar companhia também será necessária infraestrutura e o projeto avalia em R$ 115 mil para esta readequação do prédio já existente”, afirmou o prefeito de Ubiratã.

 

O secretário garantiu ainda que vai colocar o município entre aqueles que têm seu efetivo de bombeiro comunitário militarizado. “Essa mudança está sendo feita de forma gradual. Há muitos municípios que não conseguem manter o bombeiro comunitário”, explicou o secretário.

 

O projeto de Bombeiro Comunitário foi criado na última gestão e prevê uma parceria na qual o Estado concede equipamentos e treina funcionários da Prefeitura para ações como resgate e combate a incêndios. “O projeto de transformação já está em andamento em todo o Estado e vamos encaminhar a demanda de Ubiratã”, assegurou o secretário.

 

“Os bombeiros comunitários de Ubiratã tem prestado um bom serviço, mas sabemos que a militarização trará os bombeiros militares com um treinamento mais amplo, e o Estado irá gerir os gastos com prédio, alimentação, etc.”, concluiu Baco.

 

Outras visitas

 

Aproveitando a oportunidade, o prefeito Baco e o presidente da Câmara João Laurindo foram ao DER pedir as vigas para uma futura ponte que deverá ser construída ligando o Jardim Josefina II ao Conjunto Parque das Flores e Vila São Joaquim. Também foram pedidas as vigas para a ponte do Rio Tricolor, que liga Ubiratã a Campina da Lagoa.

 

Foram visitados ainda, pelo prefeito e os vereadores que o acompanharam, o SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) onde foi discutido sobre o PAM (Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios), com recurso a fundo perdido no valor de R$ 450 mil, e a documentação necessária.

 

Visitas de cortesia foram feitas ao segundo secretário da Assembleia Legislativa, Ademir Bier, ao deputado Nelson Luerssen, que também prestigiou a Expobira 2013, ao deputado estadual que representa Ubiratã, Caíto Quintana.

 

Força política

 

 

Os vereadores (Zicão, Silvio, Osdival, Harri e João Laurindo) acompanharam o prefeito como forma de demonstrar a força política de Ubiratã e a união do legislativo com o executivo. Alguns dos vereadores aproveitaram para assistir a uma sessão na Assembleia Legislativa. “Essa viagem representa muito para o nosso aprendizado na vida política”, afirmou o presidente da Câmara, que entre eles era o único que já tinha ido, em viagem oficial, a Curitiba.

Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Imprensa

Data de Publicação: 21/06/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também