X

Desenvolvimento Econ?mico

Ubiratanenses participaram de 2? Conferencia Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustent?vel e Solid?rio em C. Mour?o


Ouvir matéria

Campo Mourão sediou no dia 24 de julho a 2ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, mobilizada pelo Instituto Emater e Seab, com apoio da Fetaep – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná.

 

O evento contou com a participação de representantes do Cedraf - Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, do Instituto Emater/Seab, secretários municipais, agricultores, sindicalistas, conselheiros, mulheres e jovens rurais, totalizando 183 pessoas de 18 municípios da região.

 

Ubiratã foi representada por Rafael S. da Silva (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Edemar Fontin (Emater), Cleusinete P. Novais (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Alessandra T. da Silva e Guilherme T. de Pádua (jovens agricultores).

 

Na primeira parte foram apresentados informações e dados da região e discutido a importância deste trabalho que teve início nos municípios, com a analise dos eixos temáticos e definição dos representantes para esta conferência intermunicipal, que elege os delegados para as próximas fases, territoriais, temáticas, estadual e finalizando com a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, e a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

 

No Paraná serão realizadas 22 conferências territoriais e intermunicipais, duas conferências temáticas (mulheres e povos tradicionais) e uma conferência estadual, com objetivo específico de debater questões estratégicas dos territórios, dos municípios e do estado, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário.

 

A participação nos debates surpreendeu a todos pelo nível de interesse demonstrado pelos participantes, que foram divididos em 4 grupos por eixo temático e cada um elencou 10 prioridades que foram apresentadas para aprovação em plenária. Os grupos eram formados por agricultores, jovens, mulheres e profissionais de várias áreas, o que enriqueceu o produto final, pela diversidade de conhecimentos, idéias e áreas de atuação.

 

Ao final foram eleitos os delegados para a 3ª Conferência Estadual, atendendo as recomendações do regulamento quanto à representatividade da sociedade civil e paridade entre mulheres e homens, como também inclusão dos jovens.

 

(Fonte: Emater PR)

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 31/07/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também