Ouvir matéria
O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, acompanhado dos secretários Osmar Pires da Silva (Gabinete) e Antônio Hideraldo Magron (Desenvolvimento Econômico), esteve na manhã do dia 1º (sábado) na Fazenda Boa Sorte, em Quarto Centenário, para participar da solenidade de abertura oficial da colheita nacional da safra de soja 2013/2014.
O evento, promovido pela Aprosoja Brasil e o Canal Rural, contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa; da então ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman; secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; senador da República, Sérgio Souza; deputados federais e estaduais; secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino; secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e do presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche.
Simbolizando o início da colheita, as autoridades acompanharam de dentro das cabines de cinco máquinas a colheita de uma área de soja preparada para o lançamento. No Paraná a perspectiva para a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 é de que seja recorde. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado.
Para o administrador ubiratanense, este evento se faz muito importante, uma vez que a agricultura, nesse caso representada pela soja, é uma das grandes responsáveis pelo fortalecimento da economia dos municípios e consequentemente do País. “Muito do recorde de colheita que teremos no Paraná se deve ao valoroso trabalho dos agricultores em Ubiratã, pois é um dos municípios do Estado onde a soja, ano após ano, surpreende em termos de produtividade”, destaca o prefeito.
INFRAESTRUTURA RURAL
Ao finalizar, Baco, enfatizou que a administração municipal busca garantir aos produtores ubiratanenses toda infraestrutura necessária para que os mesmos possam escoar a safra com segurança e agilidade. “Nesse início de ano buscamos, através da Secretaria de Serviços Rurais, melhorar todos os 630 quilômetros de estradas rurais que temos. Sabemos que ainda temos que avançar, por essa razão estamos em constante contato com representantes do município em Curitiba e Brasília, a fim de que consigamos recursos para serem empregados no desenvolvimento rural”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 03/02/2014