Ouvir matéria
A adesão dos municípios à ação de creches do Brasil Carinhoso que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, proporciona transferências de recursos que permitem a ampliação imediata da quantidade de vagas, especialmente para aqueles beneficiários do Bolsa Família em situação de extrema pobreza que possuem renda de até R$ 70,00 per capita, além da melhora do atendimento às crianças.
Em Ubiratã, essa ação foi realizada através da Secretaria de Ação Social que forneceu os dados para a Secretaria da Educação informar ao MEC (Ministério da Educação) a existência de crianças do Bolsa Família matriculadas em centros municipais de educação infantil (CMEIS) do município. Depois de informado os dados, o município recebeu os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
O município de Ubiratã recebeu R$ 123 mil reais do Governo Federal, através do Programa Brasil Carinhoso. Com esse recurso, após uma reunião com a equipe de trabalho e o prefeito Baco, foram adquiridos materiais didáticos e lúdicos que serão distribuídos nos 6 CMEIs (Centro Municipais de Educação Infantil) do município.
A Secretária da Ação Social, Eliane Omori Duarte (Makie), pontua que esta articulação faz com que todas as crianças do Bolsa Família dos CMEIs de Ubiratã sejam identificadas, permitindo que a prefeitura receba todo o apoio financeiro adicional possível.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 28/02/2014