X

ESPECIALIZA??O

Enfermeiras fazem avalia??o inicial para que pacientes sejam encaminhados ao profissional adequado

Em muitos casos, os pacientes que vão até as unidades de saúde se consultar, não necessariamente precisam de um médico para resolver seu problema, mas sim, necessitam de outros profissionais


Ouvir matéria

Nos últimos dias surgiram boatos negativos de pessoas mal informadas sobre a sistemática de atendimento ao cidadão que procura uma unidade de saúde a fim de atendimento. Em virtude desses fatos distribuídos de maneira errônea, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público falar sobre como deve ser feito o procedimento de acolhimento e verificação da real necessidade do munícipe.

 

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, esclarece quais os passos realizados para que os pacientes tenham uma consulta médica agendada. “Quando a pessoa chega à unidade de saúde, ela é encaminhada primeiramente para enfermeira ou técnica de enfermagem. Essa profissional faz a avaliação física, realiza a pesagem, verifica a diabete, faz a medição da pressão, verifica peso e altura e analisa a queixa do paciente e dependendo do que é relatado há o encaminhamento para o médico ou para outro profissional”, diz a secretária, enaltecendo que conta também com o trabalho dos agentes comunitários de saúde que passam de casa em casa conhecendo a população e entendendo qual a real necessidade de atendimento para que se possa organizar o sistema de saúde pública.

 

“Percebemos nos últimos anos que não é somente consulta médica que resolve o problema de saúde das pessoas. Entendemos que precisamos de uma equipe que trabalha em conjunto para resolver esses problemas, pois em muitos casos, os pacientes que vão até as unidades de saúde procurar por consultas médicas, não necessariamente precisam de um médico para resolver seu problema, mas sim, necessitam de outros profissionais, como psicólogo, nutricionista, assistente social ou até mesmo da enfermeira. Por isso, há uma triagem realizada pela enfermeira. Essa forma de organização é importante para conseguir fazer com que o atendimento seja resolutivo e qualificado”, comentou Cristiane.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 21/03/2014

O atendimento é sempre feito de maneira resolutiva e qualificatório Crédito: Robson Alexandre
Legenda: O atendimento ? sempre feito de maneira resolutiva e qualificat?rio

 Galeria de Fotos

 Veja Também