Ouvir matéria
Mais de 20 Programas Sociais do Governo Federal utilizam dados do Cadastro Único para direcionar políticas públicas e selecionar beneficiários. Um deles é o Telefone Popular, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que oferece às famílias cadastradas uma linha telefônica fixa com mensalidade inferior a R$ 15 e 90 minutos de chamadas locais para telefones fixos. Caso o consumo local ultrapasse a franquia local ou se queira realizar chamadas de longa distância nacional e internacional, é necessário inserir crédito antecipadamente.
Para solicitar o Telefone Popular, as informações no Cadastro Único precisam estar atualizadas há pelo menos dois anos, especialmente a renda familiar e o endereço da família. O Coordenador do Cadastro Único em Ubiratã orienta os responsáveis familiares para procurarem a Secretaria da Assistência Social localizada na Rua Paraná, nº 687, anexa a Secretaria da Educação, para atualizarem as informações, pois a linha telefônica será instalada no endereço que está no Cadastro Único.
Com o Número de Identificação Social (NIS) ou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) nas mãos, o interessado procura uma das operadoras telefônicas que oferecem o serviço para a instalação do telefone na residência. Na nossa cidade, as famílias precisam entrar em contato com a Operadora através do número 10314.
A primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Eliane Omori Duarte – Makie, afirma que esse é mais um programa social direcionado as famílias em vulnerabilidade social. “Esse programa irá beneficiar aquelas famílias que almejavam ter um telefone em sua residência, mas pelo alto custo mensal, não tinham condições”, finaliza Makie.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 25/03/2014