Ouvir matéria
Mesmo tendo conseguido avanços significativos nos últimos anos com relação a diminuição no número de novos fumantes, ainda é muito grande o número de pessoas que diariamente fazem uso do cigarro. Buscando conscientizar sobre os malefícios do tabaco e agindo através de cuidados médicos, caso seja necessário, a Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Saúde, realiza constantemente a formação de grupos de combate ao tabagismo.
“Os ubiratanenses que queiram se livrar do vício e precisam de um ‘empurrãozinho’ podem nos procurar que vamos através de médico, psicólogo e enfermeiro lhes orientar sobre como agir”, destaca a enfermeira da Clínica da Família, Laura Shiratsu, enaltecendo que para isso basta o futuro não fumante se dirigir até a unidade básica de saúde de seu bairro para fazer a inscrição para o novo grupo que iniciará os trabalhos no dia 6 de maio.
O grupo se reunirá em sessões, a serem realizadas sempre às 19 horas, na Clínica da Família. “Não temos número limite de vagas. O nosso objetivo é atender a maior quantidade possível de ubiratanenses”, pontua Shiratsu.
A secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão destaca que são debatidos junto aos fumantes quais os malefícios que o cigarro lhes traz, não somente na questão da saúde, mas também na parte financeira. “Infelizmente o cigarro é uma droga vendida legalmente e, nós enquanto promotores da saúde das pessoas devemos fazer a nossa parte para tentar em primeira instância orientar e posteriormente tentar ajudar o fumante a largar o vício”, destaca a secretária ubiratanense.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 09/04/2014