Ouvir matéria
O vice-prefeito de Ubiratã, Sebastião Osmar Beraldo, participou da reunião de assinatura do convênio para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A reunião aconteceu na última semana de abril, nas dependências da secretaria de Educação e contou com a presença dos produtores rurais e da secretária de Educação Maria Inês Bento.
No mínimo, 30% dos recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por lei, são destinados à compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, a articulação das políticas públicas e o controle social, que respeita as tradições alimentares locais.
O Programa em Ubiratã é desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que auxilia os pequenos agricultores quanto à entrega dos produtos.
No ano de 2013, 15 produtores participavam do Programa, repassando para as instituições educacionais 20 tipos de produtos. Foi investido R$ 77.590,24, o que correspondeu a 40% dos recursos. Em 2014, houve um aumento considerado na aplicação dos recursos, onde foram investidos R$ 130.465,35, sendo 48,08% do total recebido através do FNDE, com a participação de 18 produtores rurais, entregando 22 tipos de produtos.
Para a secretária de Educação e Cultura, Maria Inês Bento, o PNAE é importante, pois é programa bilateral, onde as crianças passam a ter uma alimentação mais diversificada, e os agricultores familiares ganham força comercial.
O vice-prefeito, Sebastião Osmar Beraldo, relata que o município de Ubiratã tem investido muito bem os recursos do FNDE com aquisição de produtos de qualidade que garantem uma merenda escolar saudável para todos os alunos e renda para os pequenos agricultores. “Nossas crianças estão muito bem servidas com uma merenda de qualidade e muito nutritiva. Isso mostra que os recursos estão sendo bem investidos. O importante também é que esses recursos permanecem aqui em Ubiratã com nossos produtores rurais que fornecem os produtos para o preparo da merenda”, comenta Beraldo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 07/05/2014