Ouvir matéria
Enquanto alguns municípios da região da Comcam apresentaram redução no número de eleitores inscritos no TER-PR e aptos a votar nas próximas eleições, Ubiratã teve um aumento considerado na quantidade de eleitores, quanto comparado com as eleições de 2008.
Nas eleições municipais de 2008, Ubiratã possuía 14.018 eleitores. Já nas últimas eleições em 2012, os números aumentaram para 16.171 e agora em 2014, estão aptos a votar no município 16.823 eleitores, ou seja, em dois anos 652 pessoas transferiram seu domicílio eleitoral para Ubiratã ou regularizaram sua situação.
Quando comparamos os últimos seis anos, houve aumento de 2.805 eleitores em Ubiratã, o que representa um crescimento de 20,01% no eleitorado.
Altamira do Paraná, Araruna; Boa Esperança; Farol; Fênix; Goioerê; Janiópolis; Luiziana; Mamborê; Nova Cantu; Quarto Centenário; Quinta do Sol; Rancho Alegre do Oeste e Roncador são os municípios que tiveram queda do eleitorado.
Em relação ao número de eleitores nas eleições deste ano na região da Comcam, houve um crescimento de 1,5% em relação a 2012. No último pleito, 260.085 pessoas estavam aptas a votar, já neste ano, 263.227 eleitores vão às urnas escolher presidente da República, governadores, senador e deputados estaduais e federais.
TÍTULOS CANCELADOS
Grande parte dos eleitores da Comcam não fez sua parte e teve seus títulos cancelados. De acordo com balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo menos 14.691 pessoas tiveram os documentos eleitorais anulados nos 25 municípios que compõem a associação regional.
O dia 7 deste mês foi o último prazo para regularização da inscrição eleitoral. Os títulos invalidados representam 5,5% do eleitorado da região, atualmente com 263.227 eleitores, segundo números do TRE.
Em Ubiratã, 723 eleitores não regularizaram sua situação eleitoral e tiveram seus títulos de eleitor cancelado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Quem teve o título de eleitor cancelado fica impedido de contratar financiamentos em bancos públicos, tomar posse em cargos públicos e solicitar emissão de passaporte, além de não poder votar nas eleições de 2014. Agora, os cidadãos com títulos cancelados apenas poderão regularizar a situação em novembro, quando o TRE abre novo prazo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 15/05/2014