Ouvir matéria
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Ubiratã realizou na noite de sexta-feira (16), na Praça Vereador Horácio José Ribeiro, um ato para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é comemorado no dia 18 de maio.
Há 23 anos o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como data que marca o processo de construção de modos de cuidado mais dignos e inclusivos à pessoas com transtornos psíquicos. O núcleo central desse processo chamado de Reforma Psiquiatra é a luta pelos direitos de cidadania dos pacientes, buscando relações positivas perante a sociedade.
A equipe do CAPS é composta por artesã, assistente social, técnico de enfermagem, pedagogo, psicólogo, psiquiatra. Por esses profissionais são realizados atendimentos em diversas modalidades, tais como: atendimentos individuais, consultas psiquiátricas, grupo de acolhimento, roda de terapia, psicoeducação, grupo pedagógico, grupo de artesanato, grupo de crianças e adolescentes, grupo de idosos e medicação assistida.
De acordo com a responsável pelo CAPS em Ubiratã, Sabrina Kelly Ludwig, o Centro de Atenção Psicossocial realiza atendimentos a pacientes com transtornos mentais graves e moderados. “Atendemos pacientes com depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, pacientes dependentes de álcool e outras drogas, entre outros”, comentou a psicóloga.
Para a secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, é importante um evento como esse, para que a população tenha conhecimento sobre o trabalho que é realizado pelo CAPS quanto ao tratamento psiquiátrico de seus pacientes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 20/05/2014