SOS Cícero Nuto Figueiredo é a única instituição do Paraná a receber ajuda
Ouvir matéria
A Rede Globo, através de sua filial paranaense (RPC TV) esteve em Ubiratã na sexta-feira (8) para documentar as ações desenvolvidas na entidade assistencial SOS Cícero Nuto Figueiredo, localizada no Jardim Josefina II.
O motivo da vinda da equipe de reportagem da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná à Ubiratã foi para produzir um material jornalístico mostrando o dia a dia dos meninos atendidos no SOS, com destaque principalmente para aulas de música, informática e artes marciais.
A entidade ubiratanense foi a única do Paraná e uma das 75 no país, selecionadas para receber, nesse ano, a contribuição financeira do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O PROJETO
O projeto "Formando Cidadãos com Artes Marciais e Instrumentos Musicais", da instituição Serviços de Obras Sociais Cícero Nuto Figueiredo, selecionado para receber o apoio do Criança Esperança contribui com a formação de crianças e jovens ubiratanenses que são incentivados a participar de oficinas de jiu-jitsu, karatê, muay thai, teclado, violão e flauta. Entre outros benefícios, com esse projeto, conseguiu-se reduzir a evasão escolar e aumentar a frequência nas escolas.
SOS CÍCERO NUTO FIGUEIREDO
A instituição, fundada em 1985, tem como propósito garantir a proteção de crianças e adolescentes que vivem em risco social. Além disso, trabalha para proporcionar condições de ingresso e permanência dessas crianças na escola por meio da educação profissionalizante. No SOS são desenvolvidas atividades esportivas, recreativas e culturais (instrumentalização musical) para crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade social, visando afastá-los dos riscos e da violência, como meio de acesso a educação, visando a sua formação cidadã.
AJUDA DO CRIANÇA ESPERANÇA
Para a coordenadora do SOS, Fabrícia Retamiro, a ajuda financeira do Criança Esperança é muito importante para que a instituição consiga se estruturar para atender as crianças. "Precisamos de meios para ter atividades mais atrativas para que as crianças e os jovens prefiram estar na instituição ao invés da rua. Isso nem sempre é fácil. Por isso, o Criança Esperança é tão importante, pois, com essa ajuda, conseguimos atrair mais crianças para o projeto”, disse.
Para a secretária de Assistência Social, Eliane Omori Duarte, mais uma vez o Criança Esperança reconhece o trabalho da entidade ubiratanense devido aos resultados obtidos. “Cuidamos bem das crianças de Ubiratã e oferecemos a elas todas as condições para que tenham um futuro melhor. Esse sucesso alcançado com o projeto é devido à dedicação constante de todos os funcionários do SOS Cícero Nuto Figueiredo, bem como a participação ativa do Lions Clube. Juntos, trabalhamos com um único objetivo: o benefício das crianças e das famílias que realmente necessitam”, pontua a secretária.
Já o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo SOS e relatou que todo tipo de contribuição é sempre bem vindo quando o objetivo principal é o bem estar e a qualidade de vida das crianças e jovens ubirataneses. “Graças ao brilhante trabalho de todos do SOS, muitas crianças saíram das ruas e agora tem melhores perspectivas de futuro e a colaboração do Criança Esperança contribui significativamente para que esse projeto tenha alcançados ótimos resultados”, salientou Baco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 15/08/2014