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As escolas municipais de Ubiratã superaram a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 para os anos iniciais (4ª série / 5º ano). A média conquistada pelas escolas municipais de Ubiratã foi de 5.9, 0.5 pontos acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação, cuja projeção foi 5.4 para 2013.
Com essa nota, as escolas municipais ultrapassaram a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5.7 e aumentou em 1 ponto se comparado com o último Ideb de 2011 cuja nota foi 4.9. O resultado do Ideb foi divulgado na sexta-feira (5), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A secretária municipal de Educação, Maria Inês Bento, ressaltou que o índice alcançado no Ideb 2013 é resultado do esforço de todos envolvidos na educação. “Todas as escolas obtiveram boas notas graças ao empenho dos professores, das famílias, dos alunos e de todos que trabalham para termos uma educação melhor”, destacou.
O prefeito Haroldo Fernandes Duarte recebeu na tarde de segunda-feira (08), em seu gabinete, no Paço Municipal Prefeito Alberoni Bittencourt, as diretoras e coordenadoras das escolas municipais de Ubiratã. Baco agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na educação pelo excelente resultado obtido no Ideb. “Esse resultado mostra o compromisso da administração Caminhando para o Futuro com a educação, que além de investir em infraestrutura, investe também na formação dos profissionais e na inovação da metodologia utilizada em sala de aula”, comentou.
REDE ESTADUAL
Com nota 4.6 os colégios estaduais de Ubiratã superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que era de 4.1 para 2013 e ultrapassou em 0.1 a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 4.5.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 09/09/2014