Ouvir matéria
A Secretaria da Saúde de Ubiratã, por meio da Vigilância Epidemiológica está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra Sarampo, que será realizada em todo o país entre os próximos dias 8 e 28 de novembro. O objetivo é manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.
Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade são o público alvo da campanha contra a poliomielite (responsável pela paralisia infantil). Já contra o sarampo, devem receber a vacina as crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ubiratã, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas. “No sábado, dia 08 de novembro, será administrado a vacina das 08:30 as 16:30 horas. Nos demais dias, horário normal de expediente. A meta mínima é vacinar 95% da população alvo, de forma indiscriminada, portanto, todos os municípios devem atingir cobertura de 95%, de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não vacinados”, explicou a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ubiratã, Nagile Akkache.
A Secretaria de Saúde de Ubiratã solicita que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina e o cartão SUS, pois a equipe avaliará o cartão de vacina.
AS DOENÇAS
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
META
Para a campanha contra a Poliomielite e Sarampo em Ubiratã, a meta é vacinar 1.056 crianças, sendo 310, com 1 ano; 241 com 2 anos; 242 com 3 anos e 263 crianças com 4 anos de idade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 06/11/2014