X

SA?DE

Vigil?ncia Epidemiol?gica de Ubirat? apresenta relat?rio de 2014


Ouvir matéria

Nessa semana, o setor de Vigilância Epidemiológica no município de Ubiratã divulgou o relatório das atividades referentes ao exercício 2014. Nos números apresentados destaque para as 22 pessoas que se acidentaram por animais peçonhentos, 24 acidente de trabalho grave e 113 atendimentos antirábico. A dengue teve 103 notificações; desses 14 laboratorial e 2 importados. Vinte e três cidadãos tiveram Intoxicação exógena (de origem externa) e outros seis munícipes tiveram resultado positivo para o teste de HIV e um caso de gestante com HIV. Dez apresentaram Sífilis não especificada e 5 casos em gestante.

 

Ainda de acordo com relatório apresentado, no ano de 2014, Ubiratã teve um total de 283 nascimentos de crianças e 187 óbitos de residentes em Ubiratã.  

 

A secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, ressalta a importância do trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica para que o município possa acompanhar de perto e prestar toda assistência necessária às pessoas acometidas pelos agravos ou doenças detectadas pela epidemiologia municipal. “A epidemiologia contribui para o entendimento da saúde da população, partindo do conhecimento dos fatos que a determinam e provendo, consequentemente, subsídios para a prevenção das doenças”, destaca Pantaleão.

 

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Um dos setores importantes dentro da Secretaria de Saúde é o de Vigilância Epidemiológica, responsável por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

 

“Todos os dados que chegam a nós são processados e a confirmação da veracidade é feita por critério clínico epidemiológico ou laboratorial”, explica a responsável pela vigilância epidemiológica, Nagile Muhieddine Akkache, enaltecendo que por algum tempo prevaleceu a ideia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. “Hoje, é reconhecido que a epidemiologia, enquanto ciência trata de qualquer evento relacionado à saúde da população”, pontuou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 29/01/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também