Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Ubiratã realizou reunião que contou com a participação da equipe da Atenção básica e equipe do Núcleo de Atenção a Saúde da Família, com objetivo de realizar planejamento estratégico e avaliação das ações da organização dos serviços de saúde de Ubiratã.
De acordo com a secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, por mais que Ubiratã venha se organizando para ampliar os serviços de saúde no município, é necessária uma avaliação continua do serviço, visando a adequação das necessidades da população. “Sempre temos que nos preocupar em não fazer uma gestão com base na oferta, ou seja, num sistema de gestão que opera com uma população genérica. Nosso objetivo é fazer uma gestão com base populacional, que consiste num sistema de gestão capaz de conhecer as necessidades de saúde de uma população específica, vinculada a uma equipe da APS, segundo seu contexto econômico, social, cultural, geográfico e familiar e seus riscos proximais e individuais. E para isso, é necessário muito estudo, trabalho e preparo por parte da equipe, pois muitas vezes, o que a população pede, não é o que ela realmente precisa”, relatou Cristiane.
Nos planejamentos que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado, os objetivos abordados são advogar as necessidades e as expectativas das pessoas usuárias; aumentar a satisfação das pessoas e suas famílias; estimular a adesão dos pacientes aos cuidados prescritos; ajustar as necessidades de saúde aos serviços providos; assegurar a continuidade do cuidado nas especialidades; reduzir os efeitos adversos das intervenções médicas; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e usuários; reduzir, sem prejuízo da qualidade a permanência na UBS; incrementar a qualidade de vida das pessoas; incrementar a autonomia das pessoas; estimular o autocuidado e monitorar os planos de cuidado.
“É importante que a população tenha conhecimento que toda organização da saúde, ou seja, todo atendimento realizado, antes de colocarmos em prática, é estudado e planejado por uma equipe técnica e depois os resultados são avaliados. Todos os funcionários contribuem para este planejamento de acordo com seu conhecimento. Precisamos sempre inovar e melhorar nosso atendimento”, destacou a secretária Cristiane Pantaleão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 24/02/2015