Ouvir matéria
Buscando elaborar a Programação Anual de Saúde Bucal para pactuar as metas a serem alcançadas no decorrer de 2015 e ainda avaliar quais foram as realizações dentro do que foi proposto para o ano passado, o Setor de Odontologia do município de Ubiratã, composto pelas equipes de Saúde Bucal, Clínica Infantil, Laboratório Regional de Prótese Dental e Centro de Especialidades Odontológicas, se reuniu recentemente.
Dentre as ações a serem postas em prática nesse ano estão promover a prevenção das principais doenças bucais, como cárie dentária, doença periodontal e câncer bucal. A coordenadora da saúde bucal no município, a odontóloga Roselaine Ribas, explica que esse trabalho de prevenção será executado com ações coletivas desenvolvidas nas escolas, instituições públicas, programas e grupos específicos em conjunto com as equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde.
“Vamos oferecer atendimento odontológico individualizado à população através da realização de procedimentos na Atenção Básica, CEO, Clínica Infantil e LRPD”, destaca Ribas, enaltecendo que um grande diferencial é a busca constante para se melhorar a comunicação e a dinâmica de trabalho da equipe odontológica.
Para a secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, é necessário ainda promover o monitoramento das ações e avaliar a eficácia das mesmas estabelecidas na prevenção e combate a doença cárie, através da realização do índice de CPO-D.
Pantaleão explica que para o desenvolvimento das ações programadas é fundamental para o Setor de Odontologia a sólida parceria da secretaria Municipal e Estadual de Saúde, Secretaria de Educação e Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente. “Nosso foco principal sempre é ofertar ao paciente um atendimento integral que vá de encontro com suas necessidades”, pontua a secretária.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 05/03/2015