Ouvir matéria
Com mais de 7 bilhões de exemplares, o ser humano dominou o planeta terra, cada um diferente do outro. Com a estrutura física perfeita, pode-se executar qualquer função, desde trabalhos pesados, que exigem a força bruta, até os mais complexos, exigindo o máximo da capacidade de pensar e planejar.
Ha muito tempo, o homem vem estudando o corpo humano, a fim de solucionar os problemas que o atingem, ou até mesmo melhorar a sua performance nas atividades diárias. Com o passar dos anos, o corpo humano sente os efeitos do tempo, toda a sua estrutura passa a ser comprometida à medida que vai se envelhecendo.
Pesquisadores relatam a importância de se ter alguns cuidados com o corpo, para que ele não sofra tanto com os efeitos do tempo. Cuidados com os hábitos de vida são essenciais para um envelhecimento saudável.
Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Ubiratã vem acompanhando e dedicando mais atenção a estas pessoas que já alcançaram uma idade avançada. Projetos de orientação mensal, chamados de ‘Hiperdia’ acontecem em todos os Programas de Saúde da Família (PSF) do município, além do ‘Projeto Ubiratã Mais Ativa’ que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, levando a prática de atividade física, duas vezes por semana para cada PSF.
No mês de março, palestras sobre Atividade Física, foram ministradas nos PSF. Para uma conscientização dos que ainda não tem como hábito a prática de exercícios, além de maior conhecimento dos que já acompanham o projeto e fazem exercícios regularmente.
Ministradas pelo educador físico, Ricardo Akkache Sequeira, as palestras levam a mensagem da importância da atividade física no dia-a-dia. A consciência corporal vem como carro-chefe destas palestras. Noções de como o corpo humano é formado (Sistema Esquelético, Muscular, Nervoso, Respiratório, Digestório, e Circulatório) e como ele funciona, são passadas através de imagens reais e dinâmicas que mostram como os sistemas funcionam.
Com a consciência corporal aguçada, é enfatizada a importância da prática da atividade física para um melhor funcionamento do corpo, além de controlar doenças, como a pressão alta, o diabetes, o colesterol dentre outras.
A prática de atividade física deve ser adotada como estilo de vida, ela é extremamente importante para a manutenção do corpo e prevenção dos efeitos causados pelo envelhecimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 31/03/2015