Ouvir matéria
A Administração Caminhando para o Futuro, através da Secretaria de Saúde, alerta a população para o risco de uma nova epidemia de dengue e pede a colaboração de todos na prevenção e na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypt. Atualmente, Ubiratã, possui dois casos confirmados da doença (sendo considerados importados) e 44 casos suspeitos, sendo que desse total, 30 já foram confirmados como negativos e 12 ainda aguardam resultados.
O trabalho de prevenção é realizado pela Secretaria de Saúde durante todo o ano, entretanto o trabalho dentro dos quintais, das casas, das empresas e terrenos particulares é de responsabilidade dos proprietários e moradores e deve ser feito pela população.
Ubiratã conta com uma equipe composta por 12 agentes de combate a dengue, além de supervisor e coordenador, que trabalham diariamente com a prevenção e também conscientizando o cidadão da importância dos cuidados a serem tomados para se evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt e consequentemente do aumento de casos da doença no município.
De acordo com Selma de Souza, coordenadora da equipe de dengue, o comprometimento da população ajuda em muito o trabalho contra este perigo para as famílias ubiratanenses. Ela ressalta ainda que somente no mês de março foram efetuadas 104 notificações. “Nos locais onde encontramos larvas do mosquito Aedes Aegypt é efetuado a notificação para o responsável e nos locais onde há casos suspeitos é realizado a aplicação do fumacê em um raio de 300 metros da casa do paciente”, explicou.
A secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, ressalta a necessidade da colaboração da população no combate a dengue. “Pedimos que os moradores mantenham seus quintais limpos, pois se forem encontrados focos do mosquito, serão notificados e caso o problema persista, será encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis, incluindo multas, previsto na lei”, disse Cristiane, lembrando que em casos de dúvida, denúncias ou qualquer eventualidade, a secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o Disque-Dengue: (44) 3543-4141.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 17/04/2015