Ouvir matéria
Durante visita realizada na manhã de terça-feira (22), ao Hospital e Maternidade Santa Casa de Ubiratã, foi realizada a entrega simbólica de cobertores, doados pelo Provopar e de produtos alimentícios, recebidos através do Programa Mesa Brasil, do Sesc.
Em Ubiratã, o Mesa Brasil – Sesc Cascavel, já faz doações aos Centros Municipais de Educação Infantil desde 2012 e este ano, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, as instituições não governamentais se cadastraram no programa e duas instituições já começaram a receber estas doações: Uma delas é o Hospital Santa Casa, que esta semana recebeu sua primeira doação, um lote de chá mate. Também foram contempladas as duas unidades do Projeto Curumim, através de sua mantenedora APMI.
O prefeito Haroldo Fernandes Duarte; o vice, Sebastião Osmar Beraldo; a secretária da Assistência Social, Eliane Omori Duarte – Makie; a secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão; o Chefe de Gabinete, Osmar Pires da Silva e os vereadores Harri Tholken, João dos Santos Laurindo e Eduardo Ferreira dos Santos, participaram da entrega simbólica dos donativos a diretoria do Hospital Santa Casa. No ato também foi realizada a entrega simbólica de cobertores.
A secretária da Assistência Social, Eliane Omori Duarte – Makie, destacou a importância deste trabalho de parceria e articulação junto às instituições do município. “Enviamos ofício ao Provopar Estadual solicitando a doação de lençóis para Santa Casa. O hospital também já participa do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e agora passa a receber gêneros alimentícios por meio do Sesc de Cascavel, pelo programa Mesa Brasil. Estamos trabalhando constantemente para ajudar a Santa Casa e também todas as entidades assistências do município, para que possam continuar prestando esse importante trabalho social”, disse Makie.
MESA BRASIL
O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 23/07/2015