X

PARTICIPAÇÃO POPULAR

  Representantes de diferentes segmentos da


Ouvir matéria

 

Representantes de diferentes segmentos da sociedade se reuniram na noite de quarta-feira (12), nas dependências da Câmara Municipal, para participar da segunda audiência pública da Revisão do Plano Diretor Municipal de Ubiratã. A reunião foi conduzida pela arquiteta e urbanista, Luciana Quevedo Nunes Honda, da Safra Planejamento e Gestão - empresa contratada para conduzir o processo de revisão do Plano Diretor Municipal.

 

Neste encontro, foi apresentado os objetivos da segunda audiência pública, as fases e etapas do processo de revisão do PDM, bem como a importância da participação popular e feita uma retrospectiva do que foi trabalhada na primeira audiência. Posteriormente foi apresentada a comunidade os primeiros resultados das ações desenvolvidas na revisão do Plano e detalhado os aspectos regionais, ambientais, socioeconômicos, sociespaciais, de infraestrutura, de serviços públicos, institucionais e administrativos.

 

A segunda audiência pública também serviu para apresentar os resultados iniciais do processo participativo, realizado durante e após a primeira audiência realizada em 24 de junho, onde estiveram presentes 64 pessoas, que formaram 11 grupos para discussões sobre positivos e negativos. Foram 11 formulários preenchidos na primeira audiência e dois via internet, que totalizaram 63 apontamentos positivos, 63 apontamentos negativos e 79 propostas.

 

PONTOS POSITIVOS

Os 63 apontamos positivos se dividiram em 8 categorias: de acordo com a opinião popular, Ubiratã se destaca para 23,8% em relação aos serviços públicos prestados; 23,8% infraestrutura geral; 17,5% saneamento básico; 11,1% ordenamento territorial; 9,5% qualidade de vida; 6,3% Fatores econômicos; 4,8% fatores institucionais e 3,2 fatores ambientais.

 

PONTOS NEGATIVOS

Os 63 apontamentos negativos foram classificados em 7 categorias: Para 34,9% das pessoas que responderam os questionários, Ubiratã precisa melhorar sua infraestrutura geral; 23,8% saneamento básico; 19,0% ordenamento territorial; 9,5% fatores ambientais; 7,9% fatores públicos; 3,2% fatores econômicos; 1,6% controle social.

 

PROPOSTAS

Das 79 propostas apresentadas, 24 foram em relação à infraestrutura geral; 16 para serviços públicos; 13 para ordenamento territorial; 9 para fatores ambientais; 6 fatores institucionais; 5 para saneamento básico; 3 para fatores ambientais; 2 para participação no controle social.

 

Para o secretário municipal da Administração e coordenador geral da Revisão do Plano Diretor, Neri Wanderlind, a participação da população nesse processo é de fundamental importância. “Os munícipes precisam participar das decisões para que juntos possamos construir um município melhor para todos”, destacou.

 

“Se compararmos com a primeira audiência, percebemos um aumento considerável no número de participantes, isso demonstra um interesse e um compromisso maior da população para com as ações que visam planejar nosso município”, avalia o vice-prefeito, Sebastião Osmar Beraldo.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 13/08/2015

 
Representantes de diferentes segmentos da Crédito: Valdir Silva
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também