X

PRAZO TERMINA EM NOVEMBRO

Município de Ubiratã contestou oficialmente estimativa da população divulgada pelo IBGE e aguarda resposta oficial do Instituto


Ouvir matéria

No mês de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, tendo como data de referência 1º de julho. Na região da Comcam, a maioria das cidades perdeu moradores em relação a estimativa de 2014, entre as quais estranhamente aparece Ubiratã. No ano passado a estimativa era de que o município tinha 21.916 pessoas residentes: já nessa última projeção a população de Ubiratã segundo o IBGE é de 21.864, ou seja, mesmo diante de todo o crescimento do município, visto por qualquer cidadão, o instituto reduziu em 52 moradores nesse ano se comparado com o ano anterior. O censo oficial de 2010 apontou que Ubiratã tinha 21.547 habitantes. Portanto, é irreal que em cinco anos a população do município tenha aumentado em 317 pessoas.

 

Não concordando com os dados apresentados nessa estimativa, a Administração Caminhando para o Futuro formalizou uma contestação sobre o número apresentado. Para isso, foi elaborado um portifólio com informações e dados de diversas secretarias e órgãos referentes as quantidades de lotes registrados, número de eleitores, novas instalações de água e luz, atendimentos no sistema público de saúde, matrículas nas escolas, aumento de empregos formais, entre outros.

 

Esse dossiê foi protocolado em 17 de setembro de 2015 na Agência do IBGE em Goioerê e de acordo com o secretário da Administração, Neri Wanderlind, a instituição deu um prazo até o final de novembro para apresentar um parecer oficial sobre a reclamação do Município de Ubiratã. “Esperamos obter uma resposta positiva, pois o crescimento da cidade nos últimos anos é visível: Ubiratã está crescendo em ritmo acelerado, seja na instalação de novas empresas ou nos investimentos habitacionais, com os novos loteamentos e no aumento das demandas do serviço público, então os dados do instituto não apresentam uma proporcionalidade, de acordo com os dados da prefeitura”, garante.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 18/11/2015

 Galeria de Fotos

 Veja Também