Gestantes, presos, idosos e trabalhadores da saúde estão entre as prioridades
Ouvir matéria
Teve início na segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a gripe. A previsão de término é para o dia 20 de maio, sendo que no sábado (30 de abril), foi dia D de mobilização nacional.
Segundo a Secretaria de Saúde, em Ubiratã, a meta é vacinar 6031 pessoas, sendo 410 crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e outras 788 crianças com idade entre 2 e 4 anos. Outro grupo prioritário para vacinar contra a gripe é o de trabalhadores da Saúde que em Ubiratã chegam a 509 pessoas. As gestantes são 205; puérperas perfazem o total de 34; pessoas em comorbidade somam 1010; presos na 50ª Delegacia Regional de Polícia Civil outros 53, além de 6 funcionários do sistema prisional. O maior grupo a ser imunizado em Ubiratã é o de idosos que chegam a 3016.
As crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
A vacina é contra-indicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Quem ainda não recebeu a vacinação contra a gripe tem até o próximo dia 20 de maio, porém o recomendado é comparecer o quanto antes. Vale lembrar também que como a sala de vacina localizada na Secretaria de Saúde foi desativada, as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
Conversamos com algumas pessoas para saber da importância da imunização contra a gripe.
“É muito importante para garantir melhor saúde para nós que já temos certa idade. Já tomei por várias vezes e não tive mais gripe. Recomento para que todos sejam vacinados porque é um modo de se proteger da doença”.
Raimundo Alexandrino da Silva – 77 anos
“Já fui vacinado uma porção de vezes e não tive mais gripe. É bom receber essa imunização, não dói, é só uma picadinha de formiga e protege a gente. Ficar gripado não é nada bom, então, o melhor é se proteger”.
Ariovaldo Alves dos Santos – 74 anos
“Há 4 anos que eu recebo a dose dessa vacina. Nesse período já peguei gripe, mas é bem fraca, antes quando não tinha vacina, a gripe era muito forte. Recomendo a todos os idosos a tomar porque ninguém merece pegar gripe”.
Maria do Carmo Gonçalves dos Santos – 64 anos
“Ano passado foi a primeira vez que recebi a dose e foi muito bom. Agora vou me proteger novamente. É muito importante que as pessoas de mais idade e quem tem doenças crônicas recebam a vacina, pois é uma proteção contra a gripe”.
Madalena Pereira Bonfim – 50 anos
“Já faz 10 anos que venho vacinar contra a gripe. Antes eu fica gripado e ficava bem doente. Depois que comecei, gripe nunca mais. Recomendo que tomem com tranquilidade, porque pelo menos para mim, nunca deu efeito colateral: sempre me protegeu”.
Guilherme Ferreira – 70 anos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 02/05/2016