X

CEO

Ubiratã é referência regional no atendimento odontológico gratuito e confecção de prótese dentária


Ouvir matéria

O Edentuismo (perda total dos dentes), hoje em dia ainda é realidade presente principalmente entre adultos e idosos, e suas consequências tem gerado sérios distúrbios funcionais, psicológicos e sociais na vida desses pacientes, constituindo-se em um problema de saúde pública.

 

Para solucionar esse problema, o Governo Federal lançou em 2005 o LRPD (Laboratório Regional de Prótese Dental), um programa que está inserido no Brasil Sorridente. No município de Ubiratã foi implantado em 2010 e desde então os munícipes passaram a contar com o serviço gratuito de confecção de ‘Próteses Total e Parcial Removíveis’. De lá para cá, já foram contemplados com próteses, 1509 pacientes.

 

O atendimento à população é feito diariamente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com 4 profissionais, sendo dois dentistas e duas técnicas em Saúde Bucal. A estrutura conta ainda com um laboratório especializado que presta serviço técnico, ao município, mediante processo licitatório.

 

O programa funciona mediante incentivo financeiro do Governo Federal, de acordo com a faixa de produção de próteses. Hoje Ubiratã recebe incentivo Federal para a produção de até 50 próteses mensais, contudo o município através da Secretaria Municipal de Saúde proporciona a produção de até 62 próteses mensais.

 

Para ter acesso ao LRPD, o paciente necessita primeiramente de uma avaliação de um dentista da Unidade Básica de Saúde, que constatando a necessidade de prótese, o encaminha até o Laboratório Regional de Prótese Dental.

 

No período compreendido entre fevereiro a dezembro de 2015, de acordo com o Relatório do Ministério da Saúde, o município de Ubiratã entregou 611 próteses.  Em comparação com outros municípios da 11ª Regional de Saúde, até mesmo em comparação com Campo Mourão, Ubiratã foi o município que mais próteses produziu nesse período.

 

Sabendo da necessidade de aumentar essa produção para suprir a demanda de pacientes que necessitam de prótese a Secretaria Municipal de Saúde já solicitou a mudança de faixa de produção ao Ministério da Saúde, afim de que se possa aumentar o incentivo financeiro para esse serviço.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 26/05/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também