Ouvir matéria
Os municípios de todo o país têm 60 dias para adotar o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e resultado de exames dos pacientes, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional permite ainda que o Ministério da Saúde verifique online como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro.
Ubiratã está bem a frente da maioria dos municípios brasileiros quanto à implantação desse sistema (atualmente, 76% das unidades básicas de saúde ainda registram o histórico do paciente em papel). Por aqui, essa realidade é bem diferente: o prontuário eletrônico de já utilizado desde 8 de janeiro de 2014, ou seja, a quase três anos, o suporte dessa plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde e Hospital Santa Casa, oferecendo ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.
O município de Ubiratã contratou por meio de licitação, uma empresa que implantou e fornece toda manutenção do sistema de informática em todas as unidades de saúde: a IDS-Desenvolvimento do Software e Assessoria Ltda.
Das 41.688 UBS em funcionamento em 5.506 municípios, 10.134 (106,98 milhões de pessoas) já têm o Prontuário Eletrônico, sendo que 2.902 utilizam versões oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e 7.232 softwares próprios e privados.
Cabe ressaltar, que os municípios que não implantarem o sistema de prontuário eletrônico, nos próximos 60 dias, irão perder recursos do Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 18/10/2016