Ouvir matéria
Novembro é o mês de mobilização nacional contra a Dengue, Chikungunya e Zika. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Endemias está desenvolvendo várias atividades para intensificar a participação da população na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor destas doenças.
No sábado, dia 19 de novembro, aconteceu o pedágio do “Dia D de Combate a Dengue’’, no centro da cidade, onde os agentes de Endemias entregaram ‘lixeirinhas’ para carro e colaram cartazes nos estabelecimentos comerciais. também houve som de rua com músicas sobre a dengue.
A intensificação dessas ações no município é importante, pois em 2016 foram notificados 611 casos de dengue, sendo 153 negativos e 418 positivos. Quanto a Zika e Chikungunya não houve casos notificados em Ubiratã.
O último levantamento de índice realizado no munícipio foi de 0,53%, mas a situação é preocupante, pois vem aumentando o número de criadouros com larvas dentro dos quintais. Os locais mais frequentes encontrados com larvas foram: caixa d’água, tanque, balde, tambor, piscina, ralo e lona.
“Orientamos a população para que não armazene água da chuva, não jogue lixo na rua, lave os bebedouros dos animais, armazene pneus sem uso em local coberto, não jogue recipientes que acumulem água no quintal, evite pratinhos nos vasos de flor, limpe calhas e lajes e mantenha as piscinas com cloro. A única maneira de vencer esse mosquito é não deixando ele se criar”, comentou Selma Souza, coordenadora da equipe de Endemias.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Data de Publicação: 22/11/2016