Ouvir matéria
Buscando a inovação e visando melhorar a saúde dos munícipes, a Secretaria de Saúde irá oferecer a partir deste mês de junho, tratamento de auriculoterapia gratuitamente. Para isso, três profissionais ubiratanenses foram capacitadas para desenvolver essa técnica que serve para tratar até 200 sintomas do corpo, através de vasos e canais situados na orelha. Trata-se de uma técnica antiga que vem sendo utilizada até os dias de hoje e serve para promover alívio das dores, enxaqueca, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico.
Participaram do curso, no dia 12 de maio, na cidade de Chapecó – Santa Catarina, a enfermeira do CAPS (Centro de Atenção Pisicosocial), Ariady Lucia de Andrade Coneglian, a farmacêutica do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Magaly Botelho Lemes Lopes e a fisioterapeuta do NASF, Libna Brey. A princípio as profissionais irão utilizar a técnica da auriculoterapia nos pacientes que já fazem acompanhamento nos grupos Acolhimento (CAPS), Tabagismo (NASF e CAPS), Mais Vida, Mais Saúde (NASF) e Obesidade (NASF).
Além dos grupos de acompanhamento, cada profissional irá acompanhar individualmente 10 pacientes durante 9 semanas a partir de junho, após este período as profissionais irão avaliar o resultado terapêutico do tratamento.
Perfil dos pacientes que serão atendidos individualmente no início do projeto e que futuramente será estendido para mais pessoas:
CAPS: Pacientes dependentes químicos; Portadores de psicose, sem melhora com terapia e medicação; Insônia e ansiedade.
NASF: Pacientes com diagnóstico de fibromialgia, dores crônicas e insônia e ansiedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 02/06/2017