Ouvir matéria
A administração “Todos Juntos Rumo ao Futuro”, através da Secretaria da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, realiza atendimentos para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, sendo elas, de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, tendo por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens que cometeram Ato Infracional, em algum momento de sua trajetória.
O atendimento realizado pelo CREAS objetiva contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. As ações estão direcionadas a interferir na realidade familiar, através da promoção social do adolescente e de sua família, da inserção no sistema educacional e no mercado de trabalho, buscando sempre a ruptura com a prática de delitos, reforçando o vínculo entre o adolescente, a família e a comunidade.
Sendo esta uma realidade de nosso município, a Secretaria de Assistência Social através do CREAS vem buscando o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento ao atendimento dos adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas. Propondo assim, atividades que vão de encontro com os anseios destes jovens, além de proporcionar a inclusão dos mesmos no universo cultural e social.
Visando a melhoria do atendimento aos adolescentes e jovens, a Secretaria Municipal de Assistência Social então, mobilizou-se para viabilizar a execução do “Projeto A-COR-DAR: Dar cor às expressões da vida”, através de elaboração de projeto e licitação para contratação de profissional especializado. A proposta deste Projeto se dá a partir da realização de oficinas de Grafite, reconhecendo o adolescente como sujeito que tenha as suas potencialidades desenvolvidas e que possa fazer a sua própria história. Mesmo em uma sociedade cujas desigualdades neguem as suas capacidades.
A-COR-DAR, significa dar cor, colorir, concomitante, significa acordar para a realidade: às expressões da “questão social”. Ações que pretendem dar cor a uma realidade “obscura” pintada pelas desigualdades sociais, culturais, econômicas e políticas. E principalmente proporcionar a estes jovens condições para a construção/reconstrução de projetos de vida.
A oficina é ministrada pelo professor e artista Isaac Souza de Jesus, do município de Toledo, que é reconhecido nacional e internacionalmente através do belíssimo trabalho de ARTE DE RUA. O professor está desenvolvendo junto aos adolescentes e jovens diversos trabalhos de reconstrução visual do CREAS, que agora suas paredes por meio de cores e expressões ganham vida.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 03/07/2017