Ouvir matéria
Foi realizada do dia 17 a 22 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (2ª CNSMu). Ao todo, 1800 participantes de todos os estados brasileiros estiveram reunidos para propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. A conferência teve debates intensos em quatro eixos diferentes, lançamentos de livros e rodas de conversas.
A diretora do Conasems, presidente do Consems/PR e secretária de Saúde Ubiratã, Cristiane Pantaleão, esteve presente, além de representantes do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), ONU Mulheres, dentre outras entidades e movimentos sociais.
A conferência aconteceu após três décadas da realização da 1ª edição. A coordenadora do evento, Carmem Lucia Luiz, traçou um histórico da construção das políticas públicas específicas para as mulheres, frisando a importância da participação popular de muitas ativistas para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Num estado democrático, as mudanças só acontecem se o governo reconhecer a participação popular como preceito constitucional do SUS”, frisou.
A diretora do Conasems, Cristiane Pantaleão, comentou sobre as conferências municipais de saúde. “Estimulamos o conjunto dos gestores municipais de saúde para as discussões e na realização das Conferências nos diversos municípios, em todas as regiões do país em conjunto com os Conselhos de Saúde, buscando ampliar para toda a sociedade uma reflexão sobre as ações desenvolvidas na área da atenção às Mulheres, trazendo uma exposição dos diferentes níveis de desenvolvimento e de organização dos seus sistemas locais de saúde e tipos de gestão”, comentou a ubiratanenses.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 24/08/2017