X

Projeto Campo Fácil implantado em Ubiratã receberá prêmio na Assembleia Legislativa do Paraná


Ouvir matéria

E se um projeto bem desenvolvido ajudasse o pequeno produtor familiar a permanecer no campo, produzindo, tendo e gerando renda? Pensando numa forma de conter o êxodo rural, a cidade de Ubiratã, no Oeste Paranaense implantou, em 2013, o Programa Campo Fácil, uma parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR – e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri – Aeavp, afim de sobressaltar a qualidade de vida no campo.

 

O projeto deu tão certo, que no dia 26 de novembro, receberá o Prêmio Gestor Público promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), na Assembleia Legislativa do Paraná. “Certamente um projeto que mudou a realidade do produtor rural na região de Ubiratã. O que começou de forma reduzida, hoje atende mais de cem famílias na região e nossa meta é sempre trazer mais produtores familiares para o projeto, conforme a demanda que eles possuem”, explicou Cleiton Corrêa de Almeida, o presidente da Aeavp. “Orientamos, enquanto profissionais de agronomia, toda a parte de produção da propriedade, desde plantio, colheita, gado leiteiro e demais necessidades do produtor. Isso tem melhorado de maneira muito positiva a qualidade do trabalho desses produtores e isso é uma vez que a assessoria é feita de maneira gratuita”, continuou Almeida.

 

Um dos responsáveis pela implantação do projeto em 2013, quando ainda era vereador, agora atual prefeito de Ubiratã, Baco, se diz orgulhoso do que a comunidade tem conseguido nos últimos anos. “O fato de podermos auxiliar o pequeno produtor em questões como na melhoria das estradas rurais, para escoar a produção, é um fato a ser comemorado, porque antes não havia isso. A qualidade de vida do nosso pequeno produtor rural melhorou com essa parceria entre Crea-PR, Aeavp e município, e isso para nós é motivo de orgulho. O melhor é que esse trabalho é permanente e o reconhecimento do Prêmio Gestor Público celebra e reconhece uma parceria que deu muito certo”, comemorou o prefeito.

 

Para Geraldo Canci, gerente regional do Crea-PR em Cascavel, esse projeto é uma das iniciativas que a entidade promove afim de contemplar quem precisa. “Se na cidade temos o projeto Casa Fácil, que assessora pessoas com menos recursos para poder pagar projetos em construções, na área rural o Campo Fácil é uma maneira de também colaborarmos com a

sociedade. É a engenharia pública em prol de quem mais precisa. É uma forma de ajudarmos a sociedade, promover a permanência do produtor no campo e contribuir com a melhoria na produção”, destacou. “Colocamos à disposição do projeto, enquanto Conselho Regional, profissionais, veículos e conhecimento. É uma maneira de contribuirmos com o que pudermos para transformar para melhor a realidade desses pequenos produtores rurais”, finalizou.

 

CAMPO FÁCIL

O projeto Campo Fácil é um convênio firmado entre a administração pública, Crea-PR e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri, garante atendimento e assessoria profissional e de qualidade para os pequenos produtores rurais do município, possibilitando a

organização e articulação de ações diversas de apoio e assistência a agricultura familiar.

O projeto integra ações voltadas às necessidades dos pequenos produtores, com oferta de assistência técnica especializada, aliada a oferta de mecanismos, insumos e ações para o manejo e fertilidade do solo, também com a disponibilização de infraestrutura de transporte,

privilegiando o escoamento da produção e o fácil acesso a cidade, onde os produtos são comercializados, assim como, o acesso a um dos bens fundamentais na cadeia de produção, a água, em quantidade e qualidade, tanto para o consumo humano, quanto para a utilização na produção.

 

SOBRE O CREA-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 23/11/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também