Ouvir matéria
É uma infecção causada por vírus que atinge a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro, caracterizada por febre, de início repentino, dor de cabeça, vômitos e rigidez de nuca. O quadro das meningites virais é mais leve, mais brando. Os sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. O tratamento é para os sintomas e a doença normalmente evolui para cura em poucos dias. A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento.
Os recentes casos de meningite viral em Ubiratã têm-se caracterizado por dor de cabeça persistente, vômitos (às vezes levando à desidratação), febre baixa, dor abdominal, rigidez de nuca em alguns casos, sonolência, sem sequelas. Entre os possíveis agentes causadores desses casos de Meningite Viral, encontram-se os Enterovírus. Não tivemos casos de Meningite B confirmado no Município nos últimos 10 anos.
COMO SE TRANSMITE?
A transmissão dos Enterovírus pode ser fecal-oral, oral-oral e respiratória. E alimentos podem ser veículos de transmissão. O período decorrido entre a exposição ao Enterovírus e o aparecimento dos sintomas é de 7 a 14 dias.
COMO PREVENIR?
Limpeza e higiene são fatores primordiais para prevenção da doença, assim como ambientes arejados.
ALGUMAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE:
HIGIENE PESSOAL
Lavagem das Mãos com água e sabão. Para uso coletivo o sabão deverá ser preferencialmente líquido, acondicionado em dispensadores de fácil higienização.
As mãos deverão ser lavadas: ao chegar no trabalho; antes de preparar, servir ou comer alimentos; depois de usar o banheiro; depois de ajudar uma criança a usar o banheiro; depois de trocar uma fralda; depois de usar as mãos para assoar o nariz, tossir ou espirrar.
Secagem das Mãos:
Usar toalhas de tecido somente se a mesma for individualizada e com trocas diárias; usar toalhas descartáveis para uso coletivo (papel toalha); não usar toalhas úmidas.
OBS: Os manipuladores de alimentos que apresentarem qualquer tipo de irritação de pele ou infecção, deverão ser afastados, temporariamente, de suas funções.
HIGIENE AMBIENTAL:
Manter o ambiente sempre limpo e arejado; lavar e desinfetar os banheiros, no mínimo, com solução clorada evitar uso de ar condicionado; dar preferência às atividades em ambientes arejados; desinfetar pisos, paredes, bancadas, balcões, pias, louças sanitárias com solução clorada.
HIGIENE DOS ALIMENTOS E ÁGUA:
Lavar e desinfetar os alimentos: frutas e verduras, com solução clorada. desinfetar água e reservatórios de água, com solução clorada.
Ingerir apenas água tratada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 03/04/2019