Ouvir matéria
Foram notificados este ano em Ubiratã 228 casos suspeitos de dengue, destes 34 positivos foi confirmado no município no mês de maio, onde uma mulher de 72 anos, portadora de quadro articular crônico veio à óbito.
O Paraná soma 22 mortes provocadas pela dengue neste ano.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante liquido e não tomar medicação sem orientação medica.
Durante o inverno os cuidados contra a dengue devem continuar, pois mesmo com a diminuição dos mosquitos nos dias mais frios, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer por meses, e vão eclodir quando o clima esquentar, dando origem a novos mosquitos. Sendo assim a medida mais eficaz de evitar a reprodução do mosquito causador da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela é eliminar os locais que contenham água parada e podem se tornar criadouros.
O ultimo levantamento de índice do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no inicio de julho foi de 0,9%, e os locais onde mais foram encontrado larvas foram: lixo, lona, recipientes para armazenar água da chuva, máquina de larvar roupa, balde e pneus.
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, Zika e chikungunya. A maior parte dos focos está nos domicílios, assim a medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
Denuncie locais com água parada através do disque dengue 3543-4141 ou whatsapp (44) 9. 9185-0530.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 26/07/2019