Ouvir matéria
Isso acontece, principalmente, devido à falta de informação da população e, por isso, a campanha Dezembro Roxo foi criada. A iniciativa, sem fins lucrativos, possui o objetivo de esclarecer como essas contribuições podem ser feitas e qual a sua importância.
"Doar uma parte do IR para entidades que trabalham para o desenvolvimento social, pode ser bom tanto para o município, estado ou país, quanto para o contribuinte. O cidadão não tem nenhum custo extra para fazer a contribuição e, ainda, investe socialmente uma parcela do seu imposto", é o que explica Eduardo Canova, coordenador nacional da campanha.
Se os 911 contribuintes, que fazem declaração no modelo completo, em Ubiratã, doarem até 27 de dezembro deste ano, o valor arrecadado para os FIAs (Fundos da Infância e da Adolescência) pode chegar a R$ 331 mil.
Mas o valor cai pela metade se as contribuições forem feitas apenas em 2020.
Assim, tanto para o contribuinte quanto para quem recebe as doações, é importante que a doação ocorra no mês de dezembro de 2019. Isso porque, para as pessoas físicas que declaram pelo modelo completo, a taxa de dedução pode chegar a 6%.
Contudo, se as pessoas físicas realizarem as doações, diretamente pela declaração, entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2020, data limite para declarar o IR, a taxa pode chegar a 3%.
Já para pessoas jurídicas, a dedução pode chegar a até 1%, desde que a empresa seja tributada pelo Lucro Real.
DEDUÇÃO DE DOAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Ao declarar o Imposto de Renda e destinar uma parte para os FIAs, o percentual é deduzido se o contribuinte tiver um valor a pagar para a Receita. Por outro lado, se for o caso dele receber a restituição, o percentual é acrescentado e, ainda, conta com atualização da Selic (tarifa básica de juros).
Isso significa que existe apenas uma mudança: o valor que antes iria para os cofres públicos, pode passar a ser um investimento para municípios, como Ubiratã, por exemplo.
Um ato simples que pode mudar a vida de milhares de pessoas.
Com isso, as organizações sociais recebem um incentivo para promover projetos e melhorar a estrutura dos seus ambientes, a fim de proporcionar mais conforto e bem-estar para crianças e adolescentes que vivem em estado de privações extremas, como falta de água ou saneamento, por exemplo.
Depois de doar para o FIA escolhido, o contribuinte precisa do recibo da doação feita, que pode ser solicitado diretamente ao FIA.
O valor doado vai ser, então, repassado para o Fundo da Infância e da Adolescência, que é gerido pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescência de Ubiratã.
COMO DOAR SEU IR PARA CAUSAS SOCIAIS
Passo a passo:
Acessar o site do Dezembro Roxo;
Escolher o seu estado ou, diretamente, no link de Ubiratã;
https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-ubirata-pr
Efetuar o cálculo da sua doação e dedução;
Doar para os dados que aparecerem na tela.
Ou, se você já sabe o quanto pode doar, basta doar para o FIA de Ubiratã, realizando uma transferência para:
CNPJ do Fundo: 18.937.743/0001-58
Banco: 001 - Banco do Brasil
Agência: 0747
Conta: 0000213012
Maiores informações: Ligar na Secretaria da Assistência Social 3543-1369 ou do CRAS 3543-5185.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 13/12/2019