Ouvir matéria
Considerando o sucesso e amplitude atingida pelo aplicativo WhatsApp e convictos de sua relevância como dispositivo de comunicação que contribuirá para melhora do acesso da população à saúde, a Secretaria de Saúde disponibilizou 18 smartphones com acesso ao aplicativo, sendo um para cada unidade de saúde e demais pontos estratégicos de atendimento, como Farmácia, Endemias, Vigilância Sanitária, Agendamento e Epidemiologia.
O WhatsApp será importante ferramenta para melhora do fluxo nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, que através da territorialização e cadastros já realizados estão adicionando o maior número de contatos possíveis dando início às ações como:
- Lembrete de consultas, dentistas, especialistas, preventivos;
- Esclarecimentos de dúvidas, orientações e informações desobrigando o paciente a ir à UBS;
- Monitoramento e acompanhamento de pacientes críticos indicados pela estratificação de risco;
- Informação sobre disponibilidade, atraso ou chegada de medicamentos;
- Criação de grupos visando a interação e tratamento através de sugestão de atividades, exercícios, troca de experiências e lembretes de medicação, reuniões entre outros;
- Buscativa de pacientes;
- Divulgação de vídeos educativos, institucionais ou referentes às campanhas da saúde ampliando o alcance das ações;
- Confirmação de horários de viagens agendadas no transporte;
- Informação sobre a disponibilidade, valores e agendamento de exames, consultas e outros procedimentos sem cobertura SUS.
É importante ressaltar que esse meio de comunicação não servirá para atendimentos de urgência e emergência, assim como o retorno não será imediato. A interação acontecerá de acordo com a disponibilidade da equipe que continuará a priorizar o atendimento presencial.
O WhatsApp terá a função informativa, preventiva, instrutiva e orientativa. As equipes se organizaram para atendimento por essa via ao menos uma vez no dia, momento em que serão respondidas as mensagens e enviado conteúdo de interesse da Saúde. Além do mais, o uso do aplicativo somente ocorrerá no horário de atendimento normal da unidade.
SEGUEM NÚMEROS PARA CONTATO:
- CAPS (44) 9 9172-1169
- CEO (44) 9 9107-6463
- NASF (44) 9 9117-9979
- PSF Boa Vista (44) 9 9146-1265
- PSF Central (44) 9 9151-5134
- PSF Esperança (44) 9 9182-6913
- PSF Josefina (44) 9 9166-3544
- PSF Panorama (44) 9 9106-3903
- PSF Recife (44) 9 9119-6008
- PSF São João (44) 9 9145-2705
- PSF São Joaquim (44) 9 9161-9739
- PSF Yolanda (44) 9 9141-1815
- Agendamento (44) 9 9119-8593
- Centro de Saúde (44) 9 9107-6533
- Endemias/Ouvidoria (44) 9 9185-0530
- Epidemiologia (44) 9 9105-9430
- Farmácia (44) 9 9164-9331
- Vigilância Sanitária (44) 9 9152-9350
As mensagens da população devem ser encaminhadas conforme sua área de residência ou setor em que requer contato. Pedimos a população bastante objetividade e seriedade ao fazer contato nesses números. Brincadeiras, correntes, mensagens impróprias ou com conteúdo diverso ao de saúde serão desconsideradas e dependendo do teor, os números poderão ser bloqueados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã
Data de Publicação: 26/02/2020