X

Para facilitar a comunicação e interação, Unidades de Saúde de Ubiratã contam com WhatsApp


Ouvir matéria

Considerando o sucesso e amplitude atingida pelo aplicativo WhatsApp e convictos de sua relevância como dispositivo de comunicação que contribuirá para melhora do acesso da população à saúde, a Secretaria de Saúde disponibilizou 18 smartphones com acesso ao aplicativo, sendo um para cada unidade de saúde e demais pontos estratégicos de atendimento, como Farmácia, Endemias, Vigilância Sanitária, Agendamento e Epidemiologia.

 

O WhatsApp será importante ferramenta para melhora do fluxo nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, que através da territorialização e cadastros já realizados estão adicionando o maior número de contatos possíveis dando início às ações como:

 

- Lembrete de consultas, dentistas, especialistas, preventivos;

 

- Esclarecimentos de dúvidas, orientações e informações desobrigando o paciente a ir à UBS;

 

- Monitoramento e acompanhamento de pacientes críticos indicados pela estratificação de risco;

 

- Informação sobre disponibilidade, atraso ou chegada de medicamentos;

 

- Criação de grupos visando a interação e tratamento através de sugestão de atividades, exercícios, troca de experiências e lembretes de medicação, reuniões entre outros;

 

- Buscativa de pacientes;

 

- Divulgação de vídeos educativos, institucionais ou referentes às campanhas da saúde ampliando o alcance das ações;

 

- Confirmação de horários de viagens agendadas no transporte;

 

- Informação sobre a disponibilidade, valores e agendamento de exames, consultas e outros procedimentos sem cobertura SUS.

 

 É importante ressaltar que esse meio de comunicação não servirá para atendimentos de urgência e emergência, assim como o retorno não será imediato. A interação acontecerá de acordo com a disponibilidade da equipe que continuará a priorizar o atendimento presencial.

 

O WhatsApp terá a função informativa, preventiva, instrutiva e orientativa. As equipes se organizaram para atendimento por essa via ao menos uma vez no dia, momento em que serão respondidas as mensagens e enviado conteúdo de interesse da Saúde. Além do mais, o uso do aplicativo somente ocorrerá no horário de atendimento normal da unidade.

 

 

SEGUEM NÚMEROS PARA CONTATO:

 

 

- CAPS (44) 9 9172-1169

 

- CEO (44) 9 9107-6463

 

- NASF (44) 9 9117-9979

 

- PSF Boa Vista (44) 9 9146-1265

 

- PSF Central (44) 9 9154-3148

 

- PSF Esperança (44) 9 9182-6913

 

- PSF Josefina (44) 9 9166-3544

 

- PSF Panorama (44) 9 9106-3903

 

- PSF Recife (44) 9 9119-6008

 

- PSF São João (44) 9 9145-2705

 

- PSF São Joaquim (44) 9 9161-9739

 

- PSF Yolanda (44) 9 9141-1815

 

- Agendamento (44) 9 9119-8593

 

- Centro de Saúde (44) 9 9107-6533

 

- Endemias/Ouvidoria (44) 9 9185-0530

 

- Epidemiologia (44) 9 9105-9430

 

- Farmácia (44) 9 9164-9331

 

- Vigilância Sanitária (44) 9 9152-9350

 

 

As mensagens da população devem ser encaminhadas conforme sua área de residência ou setor em que requer contato. Pedimos a população bastante objetividade e seriedade ao fazer contato nesses números. Brincadeiras, correntes, mensagens impróprias ou com conteúdo diverso ao de saúde serão desconsideradas e dependendo do teor, os números poderão ser bloqueados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 21/03/2020

 Galeria de Fotos

 Veja Também