X

FALSO

Circula nas redes sociais notícia fake de que prefeitura de Ubiratã abriu 98 vagas para contratação imediata


Ouvir matéria

O desemprego em alta, o impacto negativo na economia provocado pela Covid-19 e as incertezas sobre o fim da pandemia são algumas das grandes preocupações do brasileiro, hoje em dia. E para piorar esse cenário, há verdadeiras quadrilhas que se apoderam do desespero das pessoas para dar golpes.

 

Um desses golpes está ligado diretamente a alta do desemprego. Prospera cada vez mais anúncios falsos de vagas de trabalho, principalmente no setor público. Esses anúncios são postados nas redes sociais fazendo com que muitos desempregados caiam no ‘conto do vigário’.

 

Atualmente, a prefeitura de Ubiratã é alvo de um desses anúncios. Publicaram em algumas redes sociais que a prefeitura abriu 98 vagas para administração, merendeira, segurança, porteiro e serviços em ‘gerais’ (sic).

 

Ocorre, no entanto, que essas vagas com promessa de recolocação profissional no mercado não passam de golpes. As fraudes costumam fazer com que as vítimas percam tempo, dinheiro e ainda serem vítimas de estelionato virtual quando o suposto empregador exige a identificação da pessoa por meio do CPF ou de outro documento.

 

DESCONFIE SEMPRE

Sempre que uma vaga surgir em redes sociais como Whatsapp, Facebook, Twitter e outras, desconfie. Verifique primeiro, a procedência do anúncio. Certifique se quem de fato está oferecendo as vagas tem CNPJ, endereço, atuação no mercado, tem site que prova que se trata mesmo de um anúncio verdadeiro.

 

Algumas vezes, essas vagas podem ser falsas e tentam fazer a pessoa clicar em um link que leva a vírus e outros malwares ou funcionam como “iscas” (phishing) que tentam coletar informações sigilosas por meio de formulários em sites duvidosos, por exemplo.

 

Desconfie sempre da oferta, mesmo que seja feita por uma pessoa de sua confiança. Muitas vezes, ela compartilha a vaga na intenção de ajudar amigos ou parentes que estão procurando oportunidades, mas não percebe que o emprego não existe. Na dúvida, entre em contato com a empresa mencionada na divulgação e confirme sobre a existência da vaga em questão.

 

Mas, em contrapartida, existem algumas redes sociais que são específicas para propagação de vagas de emprego. Uma delas é o LinkedIn, plataforma que capta e qualifica profissionais, além de servir como uma espécie de “currículo virtual”.

 

É GOLPE

Alguns golpes também acontecem de maneira mais estratégica. A empresa simula entrevistas, entrega documentos ou até mesmo um treinamento. Depois de tudo isso — ou antes —, o candidato é informado de que precisa pagar para fazer um exame, para passar por um teste psicológico ou simplesmente para ter direito à vaga. Cuidado! Muito provavelmente, pode ser um golpe.

 

Os serviços de recrutamento são pagos pelas empresas para direcionar profissionais. O trabalhador não deve ser impedido de assumir a vaga por falta de pagamento de nenhum tipo de taxa. Sempre desconfie das ofertas de empregos propagadas com o discurso de vaga garantida.

 

O que acontece, geralmente, é que esse tipo de agência/empresa vai exigir que o candidato pague por um curso ou treinamento que o habilitará para o suposto cargo e depois some ou deixa de entrar em contato. Nenhuma empresa garante vaga sem entrevistar ou testar os candidatos, nem se submete a contratações ruins ou inadequadas. Fique atento!

(Com http://blog.carreiras.sereducacional.com)

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 15/03/2021

 Galeria de Fotos

 Veja Também