Ouvir matéria
O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em todo o País, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) trabalha a campanha de proteção a exploração sexual de crianças e adolescentes, intitulada Maio Laranja.
O objetivo dessa campanha é debater em todos os municípios a problemática desse tema, que tem diversas formas de manifestação: tem a exploração pra fins comerciais e a questão do abuso sexual intra doméstico que é um problema gravíssimo. Com o maio laranja é possível chamar a atenção da sociedade de uma maneira especial.
A secretária de Desenvolvimento Humano de Ubiratã, Izabel Bento, destaca que esse tema é mais preocupante ainda com a pandemia de covid-19, pois muitas crianças, adolescentes e jovens passaram a ser vítimas, pois muito mais pessoas estão em suas casas e isso torna as crianças mais expostas.
AÇÕES EM UBIRATÃ
Para marcar o Maio Amarelo e o 18 de maio, algumas ações acontecerão ao longo da próxima semana.
No dia 17 (2ª feira), às 19 horas, acontecerá um live para debate sobre as políticas de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
No dia 18, uma equipe de especialistas que atuam no CREAS estará no programa Show da Manhã, na Rádio Difusora – 107,9 – da comunicadora Ilda Sibaldeli para falar do assunto.
Nos dias 19 e 20 (4ª e 5ª feira) as professoras da rede municipal de ensino trabalharão com os alunos o tema: Seu corpo e seu maior tesouro – Diga não a violência sexual.
Na sexta-feira, dia 21, o Grupo Artístico Sou Arte, fará pelas ruas de Ubiratã uma carreata com personagens caracterizados, abordando o tema do Maio Amarelo. A carreata sairá da Praça Vereador Horácio José Ribeiro e terá início as 14 horas, passando por vários bairros da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 10/05/2021