Ouvir matéria
Com índices em patamares de alerta no Jardim Josefina, a Prefeitura de Ubiratã, através das secretarias de Saúde e Educação, fizeram uma “caminhada de conscientização”, em que agentes de endemias e alunos da Escola Municipal Furusato Tomio, percorreram as ruas daquele bairro repassando informações aos moradores sobre os cuidados e riscos do aedes aegypti.
O aluno e morador do bairro, João Valdecir Filho comenta sobre a ação. “Fizemos uma caminhada nas proximidades da escola e falamos com os moradores sobre a dengue e os cuidados que são necessários. As pessoas precisam se cuidar”.
De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que é a ferramenta utilizada para realizar o monitoramento, o índice de epidemia é de até 1, e no bairro esse índice está em 4. “Realizamos essa caminhada porque essa é a região onde foram encontrados mais focos do mosquito”, alerta a Agente de Endemias Elaine Gomes.
Segundo as secretarias de Saúde e Educação essa metodologia foi utilizada justamente para envolver os alunos da Escola Municipal Furusato Tomio que residem na região. Ao envolver os alunos é possível desenvolver nas crianças esse senso de ‘agentes fiscalizadores’, aonde os mesmos irão se sentir parte envolvida no combate ao mosquito transmissor da dengue.
“Temos essa proposta de desenvolver ações que envolvam várias secretarias. Além desta estratégia de conscientização, ao envolver os alunos queremos mostrar que eles também precisam reforçar os cuidados diários em casa e na sua região de vivência. Os índices nos preocupam e precisamos evitar o pior”, diz o prefeito de Ubiratã, Fabio Dalécio.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 03/12/2021