Ouvir matéria
Encerrado o mês de janeiro e a situação da dengue no município segue em situação delicada. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em Ubiratã, o índice médio de infestação está em 3,1%, sendo que o índice aceitável é de até 1%. É importante destacar que acima do aceitável, já é considerado como risco de epidemia.
O LIRAa é um índice que consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
Conjunto Boa Vista, Vila São Joaquim e o Distrito de Yolanda, são os locais que apresentam os menores índices, com 1.60%, 1.80% e 2.13%. Já a Comunidade São João, Vila Rural e Vila Recife são os locais que apresentam os piores índices, com 20%, 5.13% e 4.76%.
É importante ressalvas que, além do trabalho de conscientização das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), os moradores também precisam fazer a sua parte. Manter a caixa d’água fechada, manter tampados tonéis e barris de água, lavar com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
Também é importante encher de areia pratos de plantas, colocar no lixo objetos não utilizados que possam acumular água, colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, manter as calhas limpas e não deixar água acumulada sobre a laje, são alguns dos cuidados. Assim como os servidores públicos da Secretaria de Saúde estão fazendo a sua parte, a população também precisa fazer a sua.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 24/02/2022