Ouvir matéria
A Secretaria da Saúde de Ubiratã por meio da Vigilância Epidemiológica, vem intensificando o combate a escorpiões no município, e alerta a população referente aos cuidados a fim de evitar a proliferação deste aracnídeo. Nos últimos dias, foram identificados casos de surgimento de escorpiões em algumas localidades da nossa cidade como ilustra o gráfico abaixo.
Os escorpiões proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes, muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos, forros, lugares úmidos, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas).
A orientação é cuidar ao calçar sapatos e utilizar roupas de cama, e caso ocorra algum incidente a vítima deve procurar um médico de imediato, se possível já identificando o tipo do escorpião, pois isso contribui para um melhor atendimento médico.
CAPTURA DO ESCORPIÃO
Os técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica são treinados para fazer a coleta manual dos escorpiões. Os escorpiões são resistentes aos venenos e permanecem longos períodos sem alimentar-se e movimentar-se, por isso, a dificuldade do combate.
A população pode contribuir para evitar a proliferação, mantendo as casas e quintais limpos, evitando lixo doméstico e o acúmulo de entulhos.
A equipe de técnicos pode ser acionada também para atendimento em toda a cidade. O cidadão ao encontrar um escorpião no quintal de casa, deve informar a Secretaria da Saúde através dos telefones: (44) 991850530 / 3543 4141 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Data de Publicação: 11/10/2022
Neste mês, destacamos a importância da prevenção ao suicídio e à saúde mental. Cada vida é...
04/09/2023 - Agosto foi um mês inteiro dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação.