X

PREFEITURA DE UBIRATÃ, SEBRAE E ACEU UNIDAS PARA FORTALECER COMÉRCIO LOCAL POR MEIO DE COMPRAS PÚBLICAS


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ubiratã tem buscado incentivar o comércio local por meio de compras públicas em maior escala do comércio local, visando fortalecer a economia do município e promover o desenvolvimento sustentável. Em uma reunião realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU), com a participação de membros do Sebrae, secretários Marcos Retamiro (Desenvolvimento Econômico), Claudinei Edson Dalla Corte (Administração), equipe técnica das duas secretarias, além de membros da diretoria da associação comercial, foram definidos os primeiros passos para a implementação desse programa, no que tange a buscar junto ao empresariado apontar quais os anseios e dificuldades dos mesmos no sentido de vender produtos ou serviços para a municipalidade através de licitação.

A reunião, que aconteceu na manhã desse dia 11, deixou claro a todos os envolvidos que o ponto focal é debater/promover estratégias que valorizem o comércio local, fomentando a economia do município por meio de uma maior compra percentualmente por parte da prefeitura, fazendo dessa forma que o dinheiro público investindo em aquisição de produtos e serviços fiquem e circulem em Ubiratã. Dados do Sebrae apresentados na reunião, apontam que atualmente em média 45% do que é licitado anualmente pela municipalidade tem como vencedor do processo licitatório empresas instaladas em Ubiratã, e que em média cerca de R$ 13 milhões de reais que poderiam “ficar” no comércio local são pagos a fornecedores de outros municípios e até mesmo outros estados da federação.

Durante o encontro, foram discutidos diversos temas relacionados à compra de produtos e serviços pelo poder público municipal. Entre eles, destacou-se a importância de ampliar as oportunidades de negócio para os empresários locais, proporcionando condições favoráveis para que eles participem de licitações e concorrências públicas.

Foi apresentada a proposta de criação de um programa específico para compras públicas no comércio local, que consiste em um conjunto de ações voltadas para estimular os empresários do município a fornecerem produtos e serviços para a Prefeitura de Ubiratã. Esse programa será desenvolvido em parceria com o Sebrae, que num primeiro momento elaborou um questionário para ser feito junto ao empresariado local para saber deles quais as dificuldades encontradas para participar de processos licitatórios abertos em Ubiratã.

Em paralelo a esse questionário, o Sebrae está trabalhando junto aos servidores de todas as secretarias do município, responsáveis pela elaboração de processos licitatórios, aprimorar os mesmos para aplicarem o inciso da lei de licitações que autoriza o município a abrir pregões eletrônicos voltados a comprar produtos ou serviços de empresas locais. Lembrando que o trabalho a ser desenvolvido visa beneficiar empresários de MEIs, ME e EGP, enfim, todos segmentos independente do porte.

De acordo com o prefeito de Ubiratã, Fábio Dalécio, a iniciativa atende um pedido do empresariado ubiratanense. "Ao comprar em maior escala do comércio local, a Prefeitura de Ubiratã contribui para o aquecimento da economia local, gerando empregos e renda para os moradores do município. É uma forma de valorizar os empresários locais e incentivar o crescimento econômico da nossa região", afirmou o prefeito.

O consultor do Sebrae, Adir Mattioni, ressaltou a importância do programa para os empresários do município. "Com a capacitação e orientação oferecidas pelo Sebrae, os empresários de Ubiratã terão mais chances de participar das licitações e fornecer para a Prefeitura, o que pode impulsionar seus negócios e gerar mais empregos na região. É uma oportunidade única para os empresários locais", destacou.

Odeval Castro, que nos próximos dias assumirá a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã, também se mostrou entusiasmado com a iniciativa. Segundo ele, essa é uma oportunidade de ouro para os empresários do município. "A parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Associação Comercial é fundamental para o sucesso desse programa. Estamos empenhados em apoiar os empresários locais e contribuir para o fortalecimento da economia do município que vive um momento de expansão ímpar”, pontua o empresário e futuro presidente da associação de empresários.
 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

Data de Publicação: 12/04/2023

 Galeria de Fotos

 Veja Também