Ouvir matéria
É com muita alegria que comunicamos a população de Ubiratã a abertura do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I). O CAPS I, assim chamado pelo Ministério da Saúde, tem seus trabalhos destinados aos cuidados da saúde mental das crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Fruto de uma parceria com a Secretaria da Educação, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I) é constituído por equipe interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às crianças e adolescentes com transtornos mentais leves, moderados, graves e persistentes.
Ainda em processo de ampliação de seus profissionais e consolidação do seu trabalho, o CAPS I de Ubiratã já conta com atendimento médico, psicológico, arteterapia, orientação pedagógica, aulas de música, atendimentos de psicomotricidade e uma coordenação de Saúde Mental.
Este serviço é destinado às demandas de saúde mental do território, sejam elas de demandas de crianças autistas, sejam de questões complexas envolvendo os sentimentos e sofrimentos dos adolescentes e o trabalho com as suas famílias. É um serviço que também identificará populações específicas e mais vulneráveis que devem ser objeto de estratégias diferenciadas de cuidado em saúde mental.
Importante lembrar que no município de Ubiratã já existe o trabalho muito significativo do CAPS, voltado para a saúde mental dos adultos, que desenvolve um trabalho importante no combate ao álcool e outras drogas ou outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida atuando nos processos de reabilitação psicossocial.
Os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com algum transtorno mental e que estão precisando de apoio podem estar procurando o CAPS I, localizado na Avenida Yolanda Loureiro de Carvalho, nº 228 (em frente ao CMEI Edília Amorin de Quadros).
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão atentas a este novo serviço e poderão encaminhar às crianças e adolescentes para avaliação do CAPS I se assim for necessário.
Cuidando da saúde mental de suas crianças e adolescentes e pensando no futuro do nosso município, UBIRATÃ É ISSO AÍ.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Data de Publicação: 14/06/2023