Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

TABAGISMO

Secretaria da Sa?de tem como objetivo combater o consumo de cigarros entre adolescentes


Ouvir matéria

Durante toda essa semana a Secretaria de Saúde de Ubiratã intensificará a campanha de combate ao consumo de cigarro. Funcionários da secretaria e membros da Vigilância Sanitária vão distribuir panfletos e cartazes nas instituições de ensino e em alguns estabelecimentos como bares e lanchonetes. Esse material informativo busca alertar os cidadãos sobre os riscos à saúde no consumo do tabaco.

 

A enfermeira Laura Shiratsu Sgarioni, coordenadora do grupo antibagismo em Ubiratã, diz que a preocupação nessa campanha é alertar adolescentes e jovens, principais alvos da indústria do cigarro. Pesquisas mostram que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. “Temos que passar aos cidadãos a conscientização de que viver livre do tabaco é a melhor opção para homens, mulheres, grávidas, idosos e adolescentes”, frisa Laura.

 

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil. Isso se deve à facilidade de acesso ao cigarro, que é vendido livremente e por preços baixos, em comparação com outras drogas. Mais de 50 doenças estão relacionadas ao consumo de cigarros, entre elas, cânceres e doenças cardiovasculares. No Brasil morrem 200 mil pessoas por ano (23 pessoas por hora) em decorrência de males causados pelo fumo.

 

INSPEÇÃO MUNICIPAL

No dia 28 de novembro de 2009, passou a valer a Lei Estadual que proibe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto que produza fumaça, derivado ou não do tabaco, e também o uso de cigarro eletrônico em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte ou entretenimento.

 

A responsável pela Vigilância Sanitária de Ubiratã, Laudelina Batista Neves, diz que desde então todos os estabelecimentos comerciais do município foram visitados e orientados sobre a regulamentação da lei. “Distribuímos material informativo e rotineiramente fazemos a inspeção visual do consumo de tabaco em ambientes fechados. Quando constatado a infração da lei, tomamos as providências necessárias para autuar os proprietários”, explica Laudelina, salientando que denúncias podem ser feitas através do fone: 3543-4141.   

Fonte: Robson Alexandre - 30 de agosto - 10:42

Data de Publicação: 30/08/2011

Secretaria da Saúde tem como objetivo combater o consumo de cigarros entre adolescentes Crédito: Divulga??o
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também