X

TECNOLOGIA

Ubirat? se cadastra no Minist?rio das Comunica?es para oferecer internet gratuita a toda popula??o


Ouvir matéria

O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, participou na quarta-feira (14) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do 3º Congresso da Rede de Participação Política. Na oportunidade, cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vereadores e gestores públicos de aproximadamente 60 municípios com interesse em oferecer internet gratuita à população participaram do evento, uma vez que o assunto discutido foi a inclusão digital como agente mobilizador da sociedade, com a distribuição gratuita do sinal de internet a partir da criação de Cidades Digitais.

 

Ao longo do dia aconteceram palestras de especialistas, membros do governo federal e estadual e prefeitos que apresentaram experiências bem sucedidas de inclusão digital. O objetivo foi levar aos participantes as ferramentas necessárias para desenvolver projetos para a implantação de cidades digitais.

 

Segundo o presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo, a federação tem capacidade de contribuir em muito com a inclusão digital como agente mobilizador da sociedade, articulando os poderes Legislativo e Executivo para que seja criado um ambiente favorável para a inclusão digital.

 

A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, disse durante o congresso que o direito à comunicação deve ser tratado como bem público. Ela afirma que está em construção atualmente uma proposta para a formatação de uma carta de referência para que as prefeituras possam fazer licitações de equipamentos para construção de cidades digitais.

 

Um dos municípios que devem ser beneficiados com a internet gratuita em toda a sua área será Ubiratã, pois o prefeito Fábio D’Alécio cadastrou o município nesse projeto junto ao Ministério das Comunicações. Para o administrador ubiratanense, é possível fazer do município um exemplo em inclusão digital. “A internet traz benefícios a toda comunidade, pois é hoje uma das ferramentas que auxiliam na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos, mas principalmente de seus deveres”, destaca D’Alécio.

Fonte: Robson Alexandre - 16 de setembro - 13:04

Data de Publicação: 16/09/2011

O Congresso aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Crédito: Rog?rio Theodorovy
Legenda: O Congresso aconteceu na sede da Federa??o das Ind?strias do Estado do Paran? (Fiep)

 Galeria de Fotos

 Veja Também