Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

SA?DE

Registrado primeiro caso de dengue em Ubirat? no ano de 2012


Ouvir matéria

Uma confirmação colocou em estado de alerta toda a Secretaria de Saúde do município de Ubiratã. Na última semana foi registrado o primeiro caso de dengue no ano de 2012. O caso é autóctone, ou seja, foi contraído dentro do município. Segundo a secretária, Cristiane Pantaleão, até o momento foram registradas 8 notificações, sendo duas negativas e o restante aguardando o resultado.

 

Tão logo o caso foi confirmado, a secretária e a equipe de coordenação de combate a dengue convocaram todos os Agentes da Dengue e Agentes de Saúde para se mobilizarem no sentido de alertar a população quanto ao risco eminente da doença que é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. “Todos pararam suas atividades de rotina para se dedicar a informar a comunidade ubiratanense. Nas residências fechadas deixaremos folhetos explicativos sobre como proceder para evitar a dengue e quais os males que a mesma pode causar”, frisa a secretária Cristiane Pantaleão.

 

Além disso, um ofício será enviado aos meios de comunicação, entidades sociais, organizações e clubes de serviços, no intuito de que todos se envolvam e ajudem a divulgar a importância de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. Cristiane lembra que não é preciso a confirmação de nenhum caso para que cada um faça sua parte. “Eliminem todos os recipientes que possam conter água parada. Até mesmo uma tampa de garrafa serve de criadouro e isso pode prejudicar a saúde de muitas pessoas”, alerta a secretária.

 

2011

No ano passado Ubiratã fechou com 4 casos confirmados. Desses, 3 foram importados. Segundo Cristiane, os Agentes da Dengue fizeram em 2011 cerca de 41 mil visitas em residências e empresas, bem como em obras abandonadas ou inacabadas.

 

“Nossa equipe visita uma mesma residência em média a cada dois meses. Existem pontos estratégicos como o Edifício Itapuã e as empresas de ferro velho que são vistoriados a cada 15 dias”, informa Pantaleão, reforçando que esses números mostram a importância de cada cidadão fazer a sua parte.

Fonte: Robson Alexandre - 10 de fevereiro - 08:13

Data de Publicação: 10/02/2012

É preciso que toda população atue para eliminar os criadouros do mosquito da dengue Crédito: Ilustra??o
Legenda: ? preciso que toda popula??o atue para eliminar os criadouros do mosquito da dengue

 Galeria de Fotos

 Veja Também