X

Comcam

Presidente da Comcam, Fábio D?Alécio participa de reunião de implantação do SAMU


Ouvir matéria

O presidente da Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, Fábio D´Alécio (ex-prefeito de Ubiratã) esteve em Umuarama nesta sexta-feira, 25, quando participou de uma reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde sobre o processo de instalação do SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência, que deverá começar a operar no segundo semestre. D´Alécio esteve reunido com membros do CIUENP (Consorcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná), que administrará os serviços de forma conjunta no módulo do programa correspondente aos 85 municípios integrantes das regiões de Umuarama, Cianorte, Paranavai e Campo Mourão.

FUNCIONAMENTO

A implantação do Samu macrorregional vai agilizar o atendimento ao paciente e facilitar o trabalho dos médicos e plantonistas, pois muitas consultas sobre determinados casos de saúde poderão ser feitas pelo telefone 192. O número discado será atendido na central do Samu em Umuarama, que contará sempre com uma equipe médica de plantão que orientará a pessoa sobre como proceder.

 

Se o caso for de atendimento no local, o Samu vai deslocar a ambulância com equipe mais próxima, ou dará as dicas para onde a ambulância da prefeitura deverá levar o paciente, amenizando dessa forma a superlotação nos postos e hospitais. O serviço é específico para urgência e emergência.

 

SAMU

Atualmente o SAMU 192 está presente em todos os estados brasileiros com 157 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.502 municípios. São aproximadamente 112 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Ministério da Saúde pretende ter 100% de cobertura do SAMU 192 até o final de 2014.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - 28 de dezembro de 2012 - 13:56

Data de Publicação: 28/01/2013

 Galeria de Fotos

 Veja Também