Ocupado irregularmente há cerca de 30 anos, o Bairro São Joaquim vai passar por um grande processo administrativo e urbanístico para que todos os terrenos do local tenham sua regularização fundiária e as famílias moradoras daquela localidade possuam definitivamente a documentação dos 58 lotes que compõem o referido conjunto.
Para que isso seja possível é necessário o apoio de todos os moradores. Para estreitar as relações e buscar um entendimento sobre a melhor forma de se fazer a regularização, a Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através das secretarias de Obras e Assistência Social, se reuniu com os moradores dos bairros e alguns vereadores.
O arquiteto e urbanista, Antônio Marcos da Silva e Silveira fez a explanação de como está a situação atualmente e qual o objetivo que se quer chegar. “O São Joaquim hoje é um importante bairro da cidade. Essa parte do município se desenvolveu muito rápido e se faz necessário urbanizar e regularizar o São Joaquim”, destacou Silveira, enaltecendo que em futuramente o bairro vai receber pavimentação asfáltica e se tornar um importante ponto de ligação entre o Residencial Parque das Flores e o centro da cidade.
Após a explanação do arquiteto o presidente do Legislativo também usou a palavra para falar aos moradores sobre o quanto importante será para eles poder ter em mãos os documentos de posse definitiva dos terrenos. “Estamos solidários a todos vocês e dentro do que nos compete vamos ajudar para que esse sonho de vocês se torne realidade”, frisou João dos Santos Laurindo.
A regularização fundiária, além de ser uma conquista para esses ubiratanenses, que terá a escritura do terreno, será uma oportunidade para que eles possam investir em obras e melhorias de suas residências.
O trabalho de regularização do terreno consiste na realização de levantamentos topográficos e georreferenciados da área, cadastramento da população beneficiada através de recolhimento de documentos, a realização do parcelamento do solo, a elaboração de um projeto de regularização fundiária e o registro das escrituras no cartório.