X

CAPS

Dia Nacional da Luta Antimanicomial ? celebrado em Ubirat?


Ouvir matéria

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Ubiratã realizou na noite de sexta-feira (16), na Praça Vereador Horácio José Ribeiro, um ato para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é comemorado no dia 18 de maio.

 

Há 23 anos o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como data que marca o processo de construção de modos de cuidado mais dignos e inclusivos à pessoas com transtornos psíquicos. O núcleo central desse processo chamado de Reforma Psiquiatra é a luta pelos direitos de cidadania dos pacientes, buscando relações positivas perante a sociedade.

 

A equipe do CAPS é composta por artesã, assistente social, técnico de enfermagem, pedagogo, psicólogo, psiquiatra. Por esses profissionais são realizados atendimentos em diversas modalidades, tais como: atendimentos individuais, consultas psiquiátricas, grupo de acolhimento, roda de terapia, psicoeducação, grupo pedagógico, grupo de artesanato, grupo de crianças e adolescentes, grupo de idosos e medicação assistida.

 

De acordo com a responsável pelo CAPS em Ubiratã, Sabrina Kelly Ludwig, o Centro de Atenção Psicossocial realiza atendimentos a pacientes com transtornos mentais graves e moderados. “Atendemos pacientes com depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, pacientes dependentes de álcool e outras drogas, entre outros”, comentou a psicóloga.

 

Para a secretária de Saúde, Cristiane Martins Pantaleão, é importante um evento como esse, para que a população tenha conhecimento sobre o trabalho que é realizado pelo CAPS quanto ao tratamento psiquiátrico de seus pacientes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 20/05/2014

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Ubiratã organizou o evento que lembrou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial Crédito: Robson Alexandre
Legenda: O Centro de Aten??o Psicossocial ? CAPS de Ubirat? organizou o evento que lembrou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 Galeria de Fotos

 Veja Também