Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

PLANEJAMENTO

Educadores se re?nem para discutir o Plano Municipal de Educa??o


Ouvir matéria

Educadores e sociedade em geral vão se reunir na próxima segunda-feira (02), no Centro Cultural, a partir das 13h30min, para discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação de Ubiratã. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com o Grupo de Apoio Educacional – GAE e contará com a presença da Conselheira, membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Shirley Piccioni.

 

A elaboração do Plano Municipal de Educação é uma exigência do Plano Nacional de Educação, que determina que estados e municípios elaborem os seus planos priorizando três eixos: a educação como direito da pessoa, como meio de combate à pobreza e como fator de desenvolvimento econômico e social.

 

COMISSÃO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação: Maria Inês Bento, Rosa Rodrigues de Carvalho, Ariely Amanda Cruz de Paula Vanderlinde, Adriana do Nascimento Alves, função da coordenação: Definir, validar, criar mecanismo e sistematizar em conjunto com a comissão do PME.

 

COMISSÃO PARA A ELABORAÇÃO

Andreia Brunieri da Silva – Ensino fundamental;

Claudio Roberto Lopes Zen – Ensino Médio;

Antonio Celso Coginotti – Ensino superior;

Sueli Terezinha da Silva Antonelli – Educação de Jovens e Adultos;

Maria das Dores de Souza – Educação Tecnológica e Formação Profissional;

Sandra Cândido Petrica – Educação Especial;

Tania Cristina Polido – Educação Infantil;

Elizabete do Prado Barreto – Formação dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino e Valorização do Magistério;

Paulo Pereira Moura – Financiamento da Rede Municipal de Ensino;

Nair Campos da Silva – Gestão da Rede Municipal de Ensino.

 

Cada membro da Comissão poderá convidar outras pessoas que se identifiquem com a temática que está sob a sua responsabilidade para ampliar o contingente de pessoas no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação, para formar os Grupos de Trabalho.

 

PME - PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

O Plano Municipal de Educação que tem a incumbência de fazer “acontecer” a educação de qualidade tão almejada por todos. 

 

O QUE É O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

É o planejamento da educação do Município para um período de dez anos (até o fim da vigência do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014).

 

PORQUE CONSTRUIR O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Para dar cumprimento à Legislação Federal que instituiu o Plano Nacional de Educação – PNE, determinando que todos os Estados e Municípios elaborassem os seus planos decenais em consonância com o PNE e com os Planos Estaduais de Educação - PEE.

 

QUAL É A ABRANGÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Ele abrange toda a educação do Município, pois não se trata de um Plano da rede municipal, mas sim, de um Plano do Município.

 

QUEM DEVERÁ CONSTRUIR O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

A construção deste Plano deverá ser de forma coletiva, envolvendo representantes de todas as instituições de ensino existentes no Município e demais representantes da sociedade civil organizada. No entanto, cabe ao Órgão Municipal de Educação a condução deste processo. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 26/01/2015

O plano abrangerá todos os níveis de educação no município Crédito: Valdir Silva
Legenda: O plano abranger? todos os n?veis de educa??o no munic?pio

 Galeria de Fotos

 Veja Também