X

Unidade de Saúde faz projeto para incentivar pré-natal


Ouvir matéria

O período pré-natal é um momento de preparação tanto para o nascimento do bebê quanto para a maternidade, sendo também um período de muito aprendizado. Ele proporciona aos profissionais de saúde, a possibilidade de desenvolver a educação em saúde como dimensão do cuidado, assumindo a condição de educadores que trocam e compartilham saberes, buscando provocar na mulher sua autoconfiança e autoestima para viver a gestação, o parto e o puerpério.

 

É necessário que os profissionais de saúde ultrapassem os limites do modelo clínico visando atender as necessidades dos indivíduos na sua integralidade, estimulando sua relação saudável com o meio, nas diferentes fases da vida.

 

Compreendendo a necessidade de implementar uma estratégia que instigasse a participação das grávidas da comunidade nas reuniões do grupo de gestante, na perspectiva da promoção da saúde e qualidade de vida do binômio mãe-feto, além de resgatar a autoestima da mulher, foi implementado na Unidade Básica de Saúde da Vila Esperança e do Distrito de Yolanda, o Projeto “Gestar”.

 

Gestar: Latim Gesto, -are, levar, trazer, transportar; desenvolver em si um filho; dar origem a; criar; conceber. Gestar é um ato de amor. Gestar é um ato de coragem. O Projeto “Gestar” tem como objetivo intensificar o controle do pré-natal das gestantes da área de trabalho das equipes de Saúde da Família e promover um ensaio fotográfico para futuras mães e presenteá-las com um book fotográfico.

 

O primeiro ensaio do projeto foi realizado dentro do Dia da Beleza da ESF Vila Esperança. Neste dia a gestante fez cabelo, maquiagem e unhas na Unidade e foi fotografada pela Cirurgiã-Dentista Naira. “Para toda a equipe, especialmente para a gestante, foi um momento marcante e muito emocionante”, comentou a enfermeira Solange.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 11/10/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também