X

Confirmado primeiro caso de dengue em Ubiratã


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue registrado em 2019 no município de Ubiratã. O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti realizado no início do ano já indicava alto risco de epidemia no município. Na oportunidade o índice era alto com 4,9% de infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue que também é responsável por casos de Chikungunya e Zika. O índice tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

 

Depósitos de água irregulares (baldes, tambores, caixa de água), vasos de flor, bebedouros de animais, recipientes descartáveis; além de materiais em terrenos com construção, lonas, lixo, sucatas e pneus, são alguns dos locais mais frequentes com focos do mosquito Aedes aegypti encontrados pelos agentes de saúde em residências e terrenos baldios. Todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa, e para evitar este problema é necessário que cada morador faça uma vistoria em seu imóvel periodicamente e elimine possíveis criadouros.

 

Para dúvidas e denúncias a Secretaria de Saúde disponibilizou um canal de atendimento a população através do telefone (44) 3543-4141.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 08/03/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também